As aulas iniciaram na última segunda-feira e as inscrições seguem abertas para 14 dos 19 cursos
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

As aulas da Escola de Artes de Araguaína Raimundo Paulino (Reciclarte) retornaram na última segunda-feira, 2, com seis novos cursos: ginásticas para Terceira Idade e Rítmica, Jazz, Sanfona, Strong By Zumba e Utilitários Decorativos. As novidades fazem parte das 19 atividades oferecidas gratuitamente pela instituição durante os cinco dias úteis da semana, em três turnos. Além das seis recém-adquiridas, outras oito atividades seguem com inscrições abertas.

Segundo a diretora da Reciclarte, Valéria Elias, o Strong By Zumba é novidade não só para escola, mas também para Araguaína. “Lembra aquelas ginásticas aeróbicas e localizadas de antigamente, é uma mistura de movimentos marcados na música que queimam muitas calorias”, descreveu a gestora. A atividade está sendo realizada todas as terças e quintas-feiras, em dois horários, das 7 às 8 horas e das 18 às 19 horas.

Outra novidade, o curso de Utilitários Decorativos transforma material descartáveis em objetos que podem ser comercializados. “São latas e papelão que viram porta-retratos e caixas de presente e muito mais”, comentou Valéria. Ela ainda diz que a qualidade final dos produtos impressiona. “As pessoas acham que por se tratar de reutilização, os produtos são de baixa qualidade, mas é preciso ver o grau de qualidade. É profissional”. Ele é oferecido de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

Outros com vagas

Atualmente, mais de 800 alunos já estão participando de 19 cursos gratuitos oferecidos na instituição. Ainda assim, há 240 vagas abertas para 14 desses cursos que possuem várias turmas. “A modalidade Teclado, por exemplo, tem 25 turmas durante os cinco dias da semana, algumas com vagas ainda abertas”, explicou a diretora sobre a acessibilidade de horário.

Os cursos com vagas abertas são Balé, Brinquedoteca, Confecção de Boneca, Ginástica para a Terceira Idade, Ginástica Rítmica, Jazz, Musicalização Infantil, Pintura em Tecido, Sanfona, Strong By Zumba, Modelagem: Corte e Costura, Teclado, Técnica Vocal, Utilitários Decorativos e Violão Clássico. Além dessas, a escola também conta com cadastro reserva para os cursos lotados de Pintura em Tela, Teoria Musical, Violão Popular e Violino.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas na sede da Escola de Artes, localizada à na Rua Sabiá, s/n, no Setor Maracanã. Para a comunidade em geral, são necessárias cópias dos documentos pessoais.

Para os alunos matriculados na Rede Municipal, é necessária a seguinte documentação: cópia da Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do Documento de Identidade (RG); assinatura de termo de responsabilidade; comprovante de residência; cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família); declaração e/ou Histórico Escolar; ficha de aproveitamento Individual, quando se trata de transferência no decorrer do ano letivo; 1 foto 3x4; cópia dos documentos dos pais e/ou responsáveis (RG e CPF); cópia do NIS do aluno; cópia do Cartão SUS.

Também há vagas para o curso de Teclado.