Governo dá início a fase de pavimentação de trecho urbano da TO-222 em Araguaína
Foto: Divulgação

A recuperação da cratera na rodovia TO-222 em Araguaína, (Avenida Filadélfia), local conhecido como “cratera do Detran”, está em fase final. As obras são realizadas pelo Governo do Estado. O aterro já foi concluído e agora começou a pavimentação asfáltica. A próxima etapa será instalação de iluminação pública, a cargo da prefeitura.

O problema surgiu há quase sete anos, em meados de dezembro de 2012, quando a cidade registrou intensas chuvas. Desde então, o local recebeu vários reparos, mas as obras paliativas foram engolidas pelas enxurradas.

Em 2013, por exemplo, a cratera foi aterrada, mas utilizaram apenas três manilhas para dar vazão à água represada. Com as primeiras chuvas de novembro o aterro não suportou e a erosão engoliu o serviço paliativo.

Agora, foi elaborado um projeto mais amplo e estimado em R$ 3,2 milhões.  Na parte subterrânea foi colocado uma espécie de malha de pedra e posteriormente feito o aterro. Também foi construída drenagem com estrutura para suportar o volume de água.

A recuperação foi determinada pelo Governador Mauro Carlesse ainda em setembro de 2018, em cumprimento a promessa feita durante a campanha.  A inauguração ainda não tem data marcada.