Fenômeno ocorre em áreas abertas, em dias de calor e está associado à baixa umidade relativa do ar.
Foto: Reprodução/Vídeo de Zélia Aparecida Drumond

Um redemoinho gigante chamou a atenção de moradores de Palmas na tarde desta quinta-feira (17). O fenômeno foi avistado nas proximidades da  avenida entre a Arne 64 (508 Norte) e a Arne 54 (408 Norte). Uma moradora gravou o momento e as imagens surpreendem pela altura que o redomoinho atingiu. 

Quem fez as imagens foi a dona Zélia Aparecida Drumond. O vídeo mostra o redemoinho se formando em uma área verde. Ele fica bem próximo da avenida e alguns carros e motos resolveram desviar.

O fenômeno perdeu força e quase desapareceu, mas depois atravessou a pista e voltou a se formar do outro lado da avenida.

Os redemoinhos são comuns durante o período da seca mais severa no Tocantins. O fenômeno está ligado a muitas superstições, mas têm uma explicação científica e é consequência das altas temperatura e clima seco.

"O solo ou as camadas mais próximas estão muito mais quentes do que o ar, criando um gradiente de pressão, que faz com que essa parcela de ar próximo ao solo se eleve muito rapidamente. O resultado é o redemoinho, e na medida que ele sobe, essa parcela vai se esfriando e some", explicou o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral.