Caminhoneiro gaúcho Ancelmo Müller, de 55 anos
Foto: Facebook

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os exames do caminhoneiro gaúcho Ancelmo Müller, de 55 anos, que morreu após dar entrada no Hospital Regional de Porto Nacional na noite desse sábado (21), testaram negativo para o novo coronavírus (Covid-19).

A morte do caminhoneiro que era diabético, e estava no Tocantins há 20 dias, estava sendo investigada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Em Saúde (CIEVS).

A informação foi divulgada por meio do Boletim de Acompanhamento do Covid-19 na noite desse domingo (22).

Entenda

O caminhoneiro que morava no Rio Grande do Sul, apresentou tosse, febre e desconforto respiratório por três dias, mas não buscou atendimento médico.

Na manhã de sábado (21), ele compareceu a uma unidade de saúde de Silvanópolis e depois foi transferido para o Hospital Regional de Porto Nacional, onde recebeu atendimento da equipe multidisciplinar e ficou em uma ala isolada na unidade, recebendo suporte por meio de oxigênio.

Segundo a SES, ainda noite de sábado, o paciente apresentou uma piora e foi entubado. Antes de ser transferido para o Hospital Geral de Palmas ele veio a óbito.

A secretaria disse também que as amostras do paciente tinham sido colhidas pelo município de Silvanópolis, já que o quadro estava dentro dos critérios para casos suspeitos do novo coronavírus. Além disso, ele já estava dentro da lista do último boletim de acompanhamento divulgado pelo governo.

Boletim

Segundo o boletim de acompanhamento do Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado no início da noite desse domingo (22), cinco casos do coronavírus forma confirmados em todo Estado. Dos cinco casos confirmados, quatro foram registrados em Palmas e um em Paraíso do Tocantins.

Suspeitos

Ainda de acordo com o boletim, outros 64 casos são suspeitos e 37 já foram descartados. Os casos foram notificados nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Bandeirantes do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Pindorama, Porto Nacional, Arapoema, Nova Olinda, Miracema do Tocantins, Cariri do Tocantins, Xambioá, Darcinópolis.

A SES esclarece que os 67 casos suspeitos são referentes à pacientes residentes do Estado do Tocantins. Em Formoso do Araguaia há uma notificação, sendo acompanhada pelo Cievs, de cidadão residente de outro estado, bem como o paciente que veio a óbito, após ter sido notificado por Silvanópolis. Suas amostras foram colhidas e testadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) para investigação e resultou negativo para Covid-19.

Descartados

A atribuição do aumento dos números descartados está relacionada ao início do diagnóstico laboratorial para o Covid-19 no Lacen, em Palmas. Apesar do crescimento no número de descarte de casos suspeitos, os casos confirmados aumentaram cerca de 150% nas ultimas 24h.