A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Fazenda, realiza nesta terça-feira, a partir das 19 horas, na praça do Setor Urbanístico, uma reunião com os moradores do bairro para falar sobre a Contribuição de Melhoria. O objetivo deste encontro é de esclarecer à comunidade sobre este benefício que vai trazer mais melhorias para o bairro.
Além dos moradores, devem participar da reunião o prefeito Ronaldo Dimas, os secretários de Infraestrutura e da Fazenda, Simão Moura Fé e Alberto Brito, respectivamente.
Contribuição de Melhoria
A Contribuição de Melhoria é um instrumento que a Prefeitura vai utilizar para acelerar o crescimento e o desenvolvimento da cidade. A Contribuição só é cobrada se houver valorização do imóvel e tem como limite de cobrança o valor da obra realizada.
O morador só paga pela área correspondente à frente do seu imóvel, em até 24 vezes. As áreas públicas, praças, mercado e as isenções previstas em lei, são custeadas pela própria Prefeitura. Famílias com renda individual inferior a um salário mínimo e proprietários de apenas um imóvel, com valor de até R$ 60 mil (residência) ou R$ 20 mil (lotes), não precisam contribuir.
Após a Contribuição de Melhoria, o bairro é beneficiado com asfalto usinado (CBUQ), um dos pavimentos mais duráveis do mercado; drenagem de águas; meio-fio e sinalização. As obras começam a partir do momento em que, pelo menos, metade dos moradores assinarem o termo de aceite.
A Contribuição de Melhoria é utilizada na maioria das cidades brasileiras e já foi aplicada em Araguaína anteriormente para asfaltamento de alguns bairros.