Fernando Almeida

A menos de quatro meses para encerrar o prazo de recadastramento de mortos sepultados no cemitério São Lázaro em Araguaína, apenas 5% dos 37 mil túmulos foram regularizados junto a Funanc. O cemitério já chegou a lotação máxima, e para abrir novas vagas a administração do Campo-Santo vai exumar os corpos dos túmulos abandonados e não identificados.

Com 76 anos de existência, o São Lázaro é mais antigo que a própria emancipação de Araguaína (56 anos), também o único cemitério público legalizado na cidade, segundo o Administrador Francisco Araújo de Almeida. Em entrevista ao AN, Almeida explicou que o cemitério está impedido pelo Ministério Público desde 2011 de abrir novas vagas.

â??Hoje aqui só sepulta quem já tem terreno, quem já tem um ente [querido] sepultado, que por sua vez faz o sepultamento em cima [de uma vaga já usada].”

Com o esgotamento das vagas no cemitério público, a família enlutada, que não tem um ente querido enterrado no São Lazaro, tem três opões. A primeira é pagar por um jazigo no Jardins das Paineiras. A segunda é usar a cota social, 15% das vagas do Jardim das Paineiras são destinadas à prefeitura.  E a última, fazer o sepultamento no cemitério clandestino do Setor Monte Sinai.

Recadastramento

Hoje, cerca de 60% dos jazigos do São Lázaro estão danificados ou abandonados. Foto: Fernando Almeida

A saída para reabertura de novas vagas, foi o recadastramento de túmulos iniciado em novembro de 2014 pela Funanc.  “Aquelas pessoas que não comparecerem, os túmulos ficarem abandonados, nós estamos com um projeto para construção do ossuário (...) para fazermos a exumação daqueles terrenos abandonados e reencaminhar os restos mortais para esse ossuário. É uma forma de reabrir o cemitério, abrir novas vagas,” pontuou Francisco.

Como fazer?

A administração do cemitério reforçou que o prazo do recadastramento não será adiado e que intuito “é identificar túmulos abandonados para que a família passe a cuidar e a zelar” ressaltou Francisco. Os interessados devem comparecer ao cemitério, munidos de documentos pessoais e certidão de óbito do falecido. Em caso de dúvidas, pode agendar por telefone através do número (63) 3411-7086.

“Quero fazer um pedido para a sociedade que tenha seu ente querido sepultado aqui, que compareça, que venha fazer o recadastramento. Essa data já adiamos três vezes e essa é a última vez. Dia 31 de outubro será encerrado definitivamente”. Finalizou.

Túmulos

Atualmente, cerca de 60% dos jazigos do São Lázaro estão danificados ou abandonados. Após o dia 31 de outubro, todos os corpos enterrados com mais de cinco anos, abandonados e sem identificação serão exumados. Com isso, o terreno volta à disposição da prefeitura para ofertar novas covas à comunidade. Porém, os túmulos identificados ficam à disposição da família do ente querido para que possa ser mantido limpo.