Está pensando em entrar na universidade? Então é hora de conhecer um pouco mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova, além de avaliar o desempenho de alunos do ensino médio, é o mecanismo de seleção para quem pretende tentar uma vaga nos cursos de graduação de instituições públicas - ou até mesmo bolsas de estudo e financiamento em universidades particulares!
Com a nota do exame, você pode se inscrever nos seguintes processos seletivos:
- Sisu: Sistema de Seleção Unificada, é responsável por selecionar os candidatos que preencherão as vagas de graduação das instituições de ensino superior;
- Prouni: Programa Universidade Para Todos, é responsável por selecionar os candidatos para bolsas integrais ou parciais de 50% em instituições privadas de ensino superior;
- Fies: Fundo de Financiamento Estudantil, é o programa do governo que financia o valor total de um curso de graduação em instituições privadas de ensino superior;
- Universidades de Portugal: algumas instituições de ensino superior em Portugal aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em seus cursos de graduação. É uma ótima chance para fazer universidade no exterior!
Desvendando a prova do Enem
Veja, a seguir, as principais informações sobre a prova do Enem.
- Desde 2016, a prova do Enem é aplicada em dois domingos consecutivos. Este ano, elas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro;
- A prova do Enem é dividida em quatro áreas de conhecimento: São elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
- O primeiro dia de provas conta com 90 questões, divididas entre as áreas de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; o candidato também terá que produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema apresentado na prova.
- O segundo dia de prova conta com 90 questões, divididas entre as áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
- O primeiro dia de provas do Enem possui 5h30 de duração.
- O segundo dia de prova do Enem possui 5h de duração.
Como estudar para o Enem
Agora que você já sabe como é organizada a prova do Enem, é preciso entender o conteúdo que é cobrado no exame. Como avaliação de desempenho do ensino médio, fica fácil descobrir o que cai: tudo o que é estudado nos últimos anos do ensino básico. Isso significa que cada uma das áreas de conhecimento abriga disciplinas que vemos no colégio. Veja como elas se dividem e como estudá-las em casa:
- Ciências da Natureza e suas tecnologias:
- Ciências Humanas e suas tecnologias:
- Matemática e suas tecnologias
- Linguagem, códigos e suas tecnologias:
Língua Estrangeira (o candidato pode escolher entre Inglês e Espanhol)
Literatura
Artes
Educação Física
- Redação
O que cai na prova do Enem
Existem alguns assuntos que batem ponto no Enem: eles sempre aparecem em todas as edições do exame. Para não correr o risco de deixá-los de fora do seu cronograma de estudos, listamos aqui o que você deve priorizar:
Matemática: Probabilidade, Porcentagem, Regra de Três.
Biologia: Desequilíbrio Ecolo?ico, Cadeias Alimentares e Citologia.
Química: Química Ambiental, Reações Orgânicas e Cálculo Estequiométrico.
Física: Ondas, Trabalho e Hidrostática.
História: Ditadura Militar, Período Colonial Brasileiro e História do Negro no Brasil.
Geografia: Globalização, Urbanização e Industrialização.
Sociologia: Cultura, Movimentos Sociais e Cidadania.
Filosofia: Aristóteles, Platão e Pré-socráticos.
Língua Portuguesa: Funções da Linguagem, Gêneros Textuais e Variações Linguísticas.
Literatura: Vanguardas Europeias, Modernismo e Literatura Contemporânea
Estudando com provas antigas
Para quem vai começar a estudar por conta própria para o Enem, temos uma dica de ouro: além das aulas online selecionadas acima, e da priorização dos assuntos que você não pode deixar de estudar, o estuda das provas antigas do exame é essencial.
Aqui você encontra questões do Enem, comentadas e analisadas, para identificar como os assuntos são contextualizados nas questões. Além disso, já aprende a resolvê-las para quando for prestar o exame. Também é uma boa oportunidade para verificar o status do seu nível de aprendizado e ver o que você acha do nível de dificuldade da prova. Assim, é possível reorganizar o seu cronograma de estudo, para que ele priorize os seus pontos fracos, preparando você para arrasar no Enem!