Notícias

Saúde de Araguaína e HDT firmam convênio de 318 cirurgias para reduzir fila de espera

Durante 12 meses, pacientes da cidade e de outros municípios da região meio-norte do Estado que estão na fila de espera da Regulação Estadual serão beneficiados

Os procedimentos de pequeno e médio porte serão de hérnia, vesícula, hemorroidectomia e postectomia
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Secretaria da Saúde de Araguaína e o HDT (Hospital de Doenças Tropicais) assinaram um novo convênio para a realização de 318 cirurgias eletivas gerais, ginecológicas e urológicas de pequeno e médio portes. Os procedimentos serão realizados em sistema de mutirão, dando agilidade à demanda reprimida em função da pandemia da covid-19. A previsão é de que sejam realizados 26 procedimentos cirúrgicos por mês. O convênio tem o prazo de vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado.
 

As cirurgias serão de hérnia, vesícula, hemorroidectomia e postectomia, procedimentos em que o paciente opera e vai embora no mesmo dia ou, no máximo, passa apenas um dia no hospital” informou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.
 

O convênio recebeu a incorporação do repasse de R$ 795.747, proveniente de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu, destinada antes do período eleitoral.
 

Atualização de contato

A regulação da fila de espera das cirurgias continua sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Complexo Regulador do Estado. E as pessoas que aguardam pela convocação de cirurgias eletivas nas especialidades oferecidas no convênio precisam atualizar o número do seu telefone na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa.
 

Atuação em todas as etapas

O Município participou ativamente da elaboração da minuta do convênio, discussão do projeto, levantamento do número de consultas, os recursos necessários e o fluxo de atendimento.
 

Todas as etapas para realização dos procedimentos serão realizadas pelo HDT, desde as consultas médicas, exames pré-operatórios, risco cirúrgico, procedimento cirúrgico, exames e consultas pós-operatório, que serão realizados dentro do próprio hospital para agilizar todo o processo.
 

Nós recebemos a solicitação do paciente a partir da Regulação Municipal. Então inserimos a demanda no Sisreg (Sistema de Regulação), compartilhado para que a Regulação Estadual organize as cirurgias. A partir daí, nossa secretaria acompanha o andamento da fila de espera, a realização dos procedimentos e ainda entra em contato com os pacientes para avaliar a qualidade dos atendimentos”, informou a secretária.

 

Fila de espera

A secretária da Saúde lembrou que as cirurgias eletivas precisaram ser suspensas durante o período mais crítico da pandemia da covid-19 por causa da superlotação dos leitos clínicos e tratamentos intensivos. Por isso o objetivo do convênio com o HDT é reduzir a fila de espera pelas cirurgias.
 

Estamos trabalhando e articulando para aprimorar o atendimento em saúde pública, amenizando o drama de quem aguarda há muito tempo por uma cirurgia”, disse Ana Paula. 
 

Procedimentos como esses são de competência da Secretaria de Estado da Saúde por meio das unidades hospitalares, contudo o Município está realizando esses procedimentos diante do recurso recebido.
 

Prestação de contas

Todo o alinhamento sobre o fluxo de atendimento é feito pela Prefeitura de Araguaína, Regulação Estadual e HDT. E também há uma comissão, formada por dois membros da Secretaria Municipal de Saúde e dois membros do HDT que avalia os procedimentos.
 

“Conforme as cirurgias acontecem, a comissão avalia a prestação de contas do hospital e libera o recurso específico para aquela cirurgia”, ressalta a superintendente da Atenção Especializada, Gisliane Oliveira Martins.