Fernando Almeida/Araguaína Notícias
Durante coletiva na manhã desta terça-feira, 14, o secretário estadual da Saúde Samuel Bonilha, garantiu que a nova máquina de radioterapia, com serviço terceirizado, começa a funcionar no dia 27 de abril no HRA. Prometeu ainda que no período de um ano e meio, um novo equipamento do SUS será instalado em Araguaína para garantir atendimento aos pacientes oncológicos do Sul do Pará e Maranhão.
Novo equipamento
Bonilha disse que o conserto da máquina da radioterapia do HRA, que está quebrada desde outubro de 2014, não era viável por causa do alto custo. Segundo ele, a empresa Alemã Siemens, fabricante do equipamento, fornecia a peça pelo valor de R$ 800 mil, mas não dava garantia. Diante disso, o Estado buscou uma empresa que fornecesse uma máquina semelhante e mais moderna. “Nós fizemos a proposta para a empresa para que ela instalasse o equipamento aqui e nós comprássemos os serviços deles a preço do SUS,” argumentou o secretário.
Ele ainda disse que o custo para o Estado com a terceirização é 40% menor do que levar cerca de 90 pacientes para fazer tratamento numa clínica particular em Goiânia (GO). Atualmente o estado do Tocantins gasta em média 703 mil reais por mês com esse serviço. A empresa responsável pelo equipamento é o Instituto Oncológico LTDA, de Juiz de Fora-MG.
Atendimento
Segundo o Gerente da Rede de Prevenção e Diagnóstico do Câncer, Robson José Silva, 10 novos pacientes já estão agendados para iniciar o tratamento no próximo dia 27. “Em uma semana nós vamos fazer atendimento de 111 pacientes. E aí vamos conseguir nessa primeira semana toda a demanda reprimida que não foi encaminhada pra Goiânia.”
Por fim, o secretário assegurou que a terceirização vai atender a demanda e resolver definitivamente o problema enfrentado por pacientes oncológicos pela interrupção do serviço no HRA. “Se a máquina tiver algum tipo de avaria, ela (empresa) é responsável por dar toda e qualquer assistência para o paciente.” Ainda acrescentou que terá o ciclo completo do tratamento com Radioterapia, braquiterapia e quimioterapia.
Novo equipamento
Ele ainda prometeu que dentro de um ano e seis meses, um novo equipamento adquirido através de um convênio com SUS em 2008, será instalado no HRA. Só a adequação da sala para receber a máquina deve custar em torno de 1,5 milhão de reais. E vai suprir toda a demanda de pacientes oncologicos do Pará e Maranhão.