Política

Secretário de Dimas sugere cancelar CNPJ de empresa que desrespeitar decreto; Aciara repudia

Inaceitável uma postura que cause desunião e aumente a tensão pela qual os empresários

Av. Cônego João Lima, centro comercial de Araguaína.
Foto: Fernando Almeida/AN

Um secretário da gestão Dimas causou polêmica ao sugerir cancelar CNPJ e fechar a empresa que desobedecer decretos do município de Araguaína. A declaração desagradou a classe empresarial e em resposta, a Aciara divulgou nota de repúdio, defendendo união para derrotar o único inimigo, o coronavírus.

As declarações foram dadas durante reunião online na noite desta quinta-feira (28) pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico e meio Ambiente, Ângelo Marzola Júnior. Ele disse que empresários burlaram a fiscalização, argumentou que tentaram “administrar” a situação, mas foi impossível.

Sou defensor de que precisamos reestudar o decreto 222, em vários pontos. Não acredito nesse negócio de abre meia hora pra cá, abre meia hora pra lá. Ou todo mundo meio período, fecha dia, ou não abre nada. Porque as pessoas vão circular do mesmo jeito. Argumentou o secretário, acrescentando.

Acho que está na hora [de reestruturar o decreto]. Acho que nós temos que ter multa e ter fechamento imediato de empresas, cancelamentos de CNPJ, cancelamento de Alavará, daquelas que não cumprirem o decreto.  Opinou.

Marzola pediu desculpa pela “franqueza” e disse que foi uma “vergonha” empresários desrespeitarem as medidas restritas impostas por decreto. “Falta de respeito com o prefeito, com a prefeitura, com a saúde, com o cidadão, [o] que os empresários fizeram. Pontuou o secretário.

Repercussão

Procurada, a prefeitura informou que as declarações refletem a opinião pessoal do secretário e por isso não se manifestaria. 

Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) divulgou nota de repúdio, considerando inaceitável a postura e pediu união de todos na guerra contra o único inimigo, o coronavírus.

Consideramos infelizes as insinuações e tentativas de atribuir à classe empresarial qualquer responsabilidade sobre os números de infectados pelo Coronavírus na cidade de Araguaína, bem como indicações de que a Prefeitura deveria adotar medidas a cancelar CNPJ’s ou Alvarás de Funcionamento de empresas que tivessem participado de carreatas ou descumprido alguma determinação legal. Diz a nota.

-Temos que nos unir para combater o único inimigo dessa guerra: o coronavírus. Toda discussão que ultrapasse esse objetivo deve ser evitado, principalmente por parte dos nossos representantes. (...)é inaceitável uma postura que cause desunião e aumente a tensão pela qual os empresários e seus funcionários estão passando nesse momento.

                                                                                                                     NOTA DE REPÚDIO

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, instituição representativa da classe empresarial de Araguaína, vem a público externar seu repúdio às declarações dadas pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio-ambiente da Prefeitura Municipal de Araguaína, Sr. Ângelo Crema Marzola Júnior, em reunião telepresencial realizada na noite do dia 28 de maio de 2020.

A entidade possui um ótimo diálogo com o Secretário, entretanto, consideramos infelizes as insinuações e tentativas de atribuir à classe empresarial qualquer responsabilidade sobre os números de infectados pelo Coronavírus na cidade de Araguaína, bem como indicações de que a Prefeitura deveria adotar medidas a cancelar CNPJ’s ou Alvarás de Funcionamento de empresas que tivessem participado de carreatas ou descumprido alguma determinação legal.

Ora, em um momento tão delicado como o que estamos enfrentando, ânimos estão elevados, os empresários atordoados com suas empresas fechadas sem perspectiva concreta de reabrir, onde o exercício do direito constitucional à livre manifestação e à liberdade de expressão devem ser preservados, possibilitando um debate público e democrático em busca de alternativas para o cenário crítico que estamos enfrentando.

Temos que nos unir para combater o único inimigo dessa guerra: o coronavírus. Toda discussão que ultrapasse esse objetivo deve ser evitado, principalmente por parte dos nossos representantes.

Assim, a ACIARA espera por uma retratação por parte do Ilustre Secretário e ainda por parte da Prefeitura Municipal de Araguaína, já que é inaceitável uma postura que cause desunião e aumente a tensão pela qual os empresários e seus funcionários estão passando nesse momento.

Araguaína-TO, 29 de maio de 2020.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE ARAGUAÍNA