Entretenimento

Secult mapeia arquitetura de museus e patrimônios históricos do Tocantins

Gerência de Acervos e Patrimônio percorreu quatro edificações históricas do Estado realizando levantamentos técnicos para execução de manutenções necessárias

Equipe da Secult em visita para levantamento arquitetônico da Igreja de São José das Missões, em Dianópolis.
Foto: Divulgação/Secult

Com a finalidade de fortalecer a manutenção preventiva e corretiva dos espaços culturais, integrando o conjunto de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico estadual, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Gerência de Acervos e Patrimônio, realizou uma série de levantamentos arquitetônicos em importantes edificações históricas do Tocantins, entre os meses de maio e junho.

 Início dos trabalhos

As atividades foram iniciadas com uma visita técnica ao Museu Histórico de Arraias, local que promove o resgate da memória histórica do município e a preservação do patrimônio, além de incentivar as atividades culturais.

Outros pontos contemplados

  • Museu dos Povos Indígenas (Formoso do Araguaia)

    • Conta com pinturas tradicionais do povo Iny e um acervo de peças produzidas pelos próprios artesãos Javaé e Karajá.

  • Igreja de São José das Missões (povoado Missões, Dianópolis)

    • Abriga um tesouro religioso, histórico, cultural e social.

  • Casa de Cultura de Paranã

Em todas essas visitas, a equipe da Secult foi acompanhada por integrantes dos respectivos governos municipais.

 Museu Palacinho (Palmas)

O Museu Palacinho, em Palmas, também recebeu visita técnica para elaboração de relatórios fotográficos e diagnósticos. O local é reconhecido como um dos principais pontos turísticos históricos, abrigando grande parte dos itens que fazem parte da trajetória do Estado, sendo a primeira sede do Poder Executivo Estadual.

 Palavras do secretário

As manutenções garantem que as edificações continuem aptas a receber o público.
O Governo do Tocantins tem muito orgulho do patrimônio histórico arquitetônico e trabalha pela conservação da estrutura e preservação dos traços históricos”,
disse o secretário da Cultura Tião Pinheiro, complementando que

“essa é mais uma das prioridades desta gestão, em consonância com a missão que nos foi confiada pelo governador Wanderlei Barbosa ao recriar a Secult”.

Contrato e recursos

Os serviços de manutenção e conservação de edificações históricas são realizados por meio do Contrato n° 11/2024/Secult, no valor anual de R$ 4.387.500,00, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, com interveniência da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura.

Etapa essencial: levantamento arquitetônico

A arquiteta da Secult, Camila Miranda, explica que o levantamento arquitetônico é uma etapa essencial para a continuidade das ações de restauro e manutenção:

Para avançarmos com as intervenções em algumas edificações, é necessário que elas possuam projeto arquitetônico. É a partir dele que se desenvolvem os demais projetos técnicos, como os elétricos, estruturais, hidrossanitários, de restauro, entre outros.”

Caso emblemático: Memorial Coluna Prestes

  • Serviços em andamento: manutenção corretiva das redes elétrica e de refrigeração; do palco do Teatro de Bolso e do calçamento externo.

  • Acompanhamento técnico: visitas periódicas da equipe da Secult.

  • Histórico: obra em curso desde novembro de 2024, em parceria com a Agência de Transportes e Obras (Ageto) e executada pela Dian Variedades LTDA.

“Nossa presença nas etapas de execução garante que as obras respeitem as especificidades do edifício e estejam de acordo com os parâmetros técnicos e históricos necessários. A preservação do Memorial Coluna Prestes é uma prioridade por seu valor simbólico e cultural para o Tocantins”, conclui Alline Alves, gerente de Acervos e Patrimônio da Secult.

 

 Levantamento arquitetônico da Casa de Cultura de Paranã. Foto: Divulgação/Secult

 

A primeira ação de levantamento arquitetônico foi realizada no Museu Histórico Cultural de Arraias. Foto: Divulgação/Secult

 

 A equipe da Secult tem realizado visitas periódicas às obras de manutenção do Memorial Coluna Prestes.   Foto: Divulgação/Secult

 

 Museu dos Povos Indígenas, em Formoso do Araguaia, também recebeu a equipe da Secult.  Fotos: Divulgação/Secult