Programa lançado para inserir os alunos da rede pública de ensino na rotina do Ministério Público Estadual, o Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania chegou até o município de Colinas, em evento realizado na tarde desta quinta-feira, 26. Durante o ciclo de palestras, os alunos aprenderam sobre as diversas carreiras jurídicas, tanto de promotores e procuradores, quanto de juízes e desembargadores. Após esta primeira etapa, os estudantes replicarão o conhecimento adquirido na comunidade no entorno de sua escola, por meio de identificação de demandas, busca de soluções e protocolo de ações junto à entidade.

Uma parceria entre o MPE e o governo do Estado, o programa visa desenvolver nos estudantes da rede pública o senso crítico e uma visão mais apurada sobre os problemas na comunidade em que vivem. A primeira-dama do Estado, Marcela Cardoso, comentou sobre a importância do projeto, tanto para as escolas, quanto para a comunidade dos municípios onde ele é desenvolvido. “Durante este projeto, os estudantes vão conhecer sobre o Ministério Público, vão poder dar opinião sobre direitos e deveres, vão aprender noções sobre cidadania. Vamos oportunizar aos nossos alunos o direito de exercer a cidadania na sua comunidade”, frisou.

Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, a iniciativa beneficia todas as cadeias da sociedade, à medida que insere os estudantes nos conceitos de cidadania e justiça social. Para ela, o conhecimento sobre a atuação do MPE fortalecerá os vínculos da comunidade escolar com a sociedade em que vive. “O jovem do ensino médio é muito ativo, está num momento de muita leitura e muita crítica. Uma iniciativa como esta é importante á medida que desenvolve nesses jovens o senso crítico e social”, completou.

Já a procuradora geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, destacou que, do ponto de vista do Ministério Público Estadual, a inserção dos alunos na realidade diária do órgão fortalece a cidadania e beneficia principalmente a comunidade no entorno da escola. “Para nós, do Ministério Público, é muito importante participar o maior número de estudantes nesta iniciativa. É através desses estudantes que poderemos alcançar a comunidade de maneira positiva. Trabalhando o jovem, nós podemos construir o futuro”, destacou.

Diretora Regional de Gestão e Formação de Colinas, Iolanda Coelho da Costa Ferreira, disse que poder ter um programa como este, voltado aos alunos da rede pública de ensino possibilita maior interação entre a escola e a comunidade. “As escolas públicas de Colinas estarem participando de um programa como este é de grande importância para desenvolver nos nossos alunos esta atuação cidadã. Além disso, eles poderão aplicar todo o conhecimento aqui, em ações positivas nos seus bairros, na sua comunidade”, explicou.

 Expectativa

Do ponto de vista dos alunos, o Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania é uma boa oportunidade de conhecer uma carreira jurídica, ao mesmo tempo em que aprendem como ajudar a solucionar problemas da comunidade. “Este programa vai possibilitar nos dar mais voz para podermos atuar na sociedade”, disse Thiago de Sousa, de 17 anos.

Para Francielma Vieira da Silva, o projeto é uma forma positiva de aproximar os alunos da rede pública da comunidade onde vivem. Ela destacou que está ansiosa para iniciar a próxima etapa do programa. “É muito importante para a gente ter uma oportunidade como esta. Vai ser bom [atuar na comunidade] tanto para a gente, quanto para as pessoas que vivem próximas a nós”, completou.

Ao final da etapa do projeto, os grupos de estudantes que se destacarem serão premiados com notebooks, tablets e smartphones. As escolas também receberão computadores como premiação.