Philipe Bastos /Seduc

Um complemento digital para o conteúdo programático das escolas da rede estadual de ensino tocantinense está sendo discutido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc). Durante reunião realizada no gabinete do secretário Adão Francisco de Oliveira, o representante da editora Britannica Digital Learning apresentou o conteúdo online a ser disponibilizado a alunos e professores do Tocantins.

De acordo com Carlos Moresca, a parceria entre a editora e a Seduc prevê, além da oferta de conteúdo específico sobre o Tocantins, a formação de técnicos e professores para que possam utilizar a plataforma digital. Segundo Moresca, o Britannica Escola Online é uma ferramenta desenvolvida pela Enciclopédia Britannica em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Uma parte do nosso conteúdo é oferecida de maneira gratuita, pois temos uma parceria com o MEC (Ministério da Educação). Com a parceria a ser estabelecida no Estado, vamos ampliar este conteúdo, oferecendo um complemento pedagógico nas áreas de Ciências e Língua Inglesa, além de um banco de imagens filtrado que ficará à disposição de alunos das séries iniciais do ensino fundamental”,  completou.

Inicialmente, a plataforma será implementada de maneira experimental no Estado, a partir das escolas de todos os municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas. Contudo, segundo informou o representante da editora, a estimativa é pela ampliação do programa. “Se esta parceria mostrar sucesso e melhoria nos índices educacionais, poderemos expandir para todo o Estado”, completou Carlos Moresca.

Para o secretário Adão Francisco de Oliveira, a ferramenta digital é um importante meio de se ampliar os horizontes educacionais para os estudantes tocantinenses. “Nós já conhecíamos a plataforma e é um importante meio de se derrubar as barreiras físicas e de ampliar as formas de se compartilhar o conhecimento em sala de aula. Dentro deste contexto, levando em consideração as distinções socioeducativas do Estado, a internet é uma ferramenta muito poderosa para a educação”, destacou.

Ano letivo

O ano letivo na rede estadual de ensino inicia no próximo dia 15 de fevereiro. Ao todo, mais de 190 mil estudantes retornarão às atividades nas cerca de 530 escolas que compõem a rede.