A Escola de Tempo Integral (ETI) que está sendo construída no setor Nova Araguaína, em Araguaína, teve suas obras reiniciadas esta semana, depois de autorizados os aditivos entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a construtora responsável. Com a retomada da construção da unidade escolar, a estimativa é que o cronograma de execução seja seguido até a conclusão das obras.

Orçada em mais de R$ 9,7 milhões, a unidade escolar padrão terá capacidade para atender 1.500 estudantes em tempo integral, oferecendo ensino convencional, aliado a atividades extracurriculares, como prática esportiva, música, dança.

Para o secretário de Educação do Estado, Adão Francisco, o retorno da construção da unidade escolar é um grande avanço conquistado pelo Governo. "Desenvolver um sistema de ensino/aprendizagem que valorize a formação humana e crítica dos estudantes é um dos pontos para conquistarmos o status de educação integral. Para isto, precisamos de estruturas que comportem as diversas modalidades educacionais necessárias para a implantação desta política pública", salientou.

Responsável pelo contato com as construtoras e pela confirmação dos aditivos para o retorno das obras nas unidades escolares, o superintendente de Administração, Infraestrutura e Finanças da Seduc, Ildefonso João Borges Parente, a partir da autorização do aditivo junto à construtora, as obras devem retornar ao cronograma. "Já fizemos o empenho prévio do saldo do contrato para dar reinício às obras e dar andamento ao cronograma de execução", frisou.

Para a diretora Regional de Educação, Maria Florismar do Espírito Santo, a retomada para conclusão da ETI Nova Araguaína reforça a proposta de educação integral que, segundo ela, é uma via de mão dupla, pois quando o conhecimento sai do professor para o aluno no período integral, a chance de se alcançar uma educação de qualidade, sobretudo humanizada, aumenta de forma significativa. "O aluno pode se organizar melhor, se dedicando mais aos estudos, tendo seu tempo ampliado na escola realizando mais tarefas educativas, esportivas e lúdicas e culturais, inclusive com o apoio da família", disse Florismar.

Educação Integral
Política estabelecida pelo Governo do Estado para desenvolver a educação tocantinense, a proposta de Educação Integral e Humanizada passa por eixos de atuação que superam o atual modelo de educação em tempo integral. Para a efetivação da nova política educacional no Estado, a Seduc estabeleceu como metas, a reformulação do currículo escolar; o fortalecimento do processo de formação continuada dos docentes; a implantação de Escolas de Referência, principalmente para a população especialmente em situação de vulnerabilidade social; o atendimento das demandas da categoria dos educadores do Estado e a gestão democrática das escolas públicas estaduais.