Redação/Araguaína Notícias

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, a segurança tem preocupado cada vez mais os empresários nesse início de ano. Segundo os lojistas, aumentou o número de assaltos à mão armada na região comercial da cidade. Diante da incidência de crimes, o presidente da Aciara, Márcio Parente,  reuniu-se com representantes das polícias Civil e Militar para tratar de reforço do policiamento.

A Aciara informou que se colocou a disposição das forças de segurança para apoiar a vinda de equipes como a do Grupo de Operação Táticas Especiais – GOTE e que irá se mobilizar para reforçar a segurança com equipes da Companhia de Operações Especiais – COE.

Márcio Parente lembrou que a presença do Gote no final do ano passado intimidou os bandidos e que a Associação auxiliou os policiais com hospedagem. “A presença deles na cidade inibiu muito a atuação dos bandidos e várias prisões aconteceram. Estamos dispostos a estender esse apoio” afirmou.

PM

Em encontro no 2º Batalhão da Polícia Militar, os representantes da ACIARA foram recebidos pelo Major Márcio, comandante interino. Conforme a Associação, a PM relatou que enfrenta dificuldades com equipamentos e efetivo para atender a demanda da cidade. Mesmo assim, o Major informou que duas viaturas fazem patrulhamento nas ruas comerciais. Uma nova reunião será marcada com a comandante Major Patrícia Murussi, que está de férias nesse mês.

PC

Representantes Aciara em reunião com Del. Emerson

Em reunião com Delegado Regional de Araguaína, Emerson Francisco de Moura, os representantes da Aciara também ouviram mais dificuldades. O delegado aprovou o apoio dado a policiais que vêm para cidade, mas frisou que a Regional de Araguaína possui baixo efetivo â?? são 13 delegados para 17 municípios.

O delegado Emerson afirmou que já solicitou criação de delegacias e mais tenção das autoridades para Araguaína. “Nosso discurso junto às autoridades é de que é preciso olhar para Araguaína e para a região norte com os mesmos olhos que se voltam para a capital. Já fizemos diversos ofícios solicitando a criação de uma delegacia de homicídios na cidade, além de outras especializadas”, pontuou o delegado.

Concurso PC

De acordo com o delegado, expectativa é de que as nomeações dos 515 aprovados no concurso da Polícia Civil ocorram ainda neste ano. “Queremos trazer pelo menos 30% dos concursados aqui para a regional de Araguaína”, disse Delegado Emerson.

Ainda segundo ele, a ACIARA tem um papel decisivo nos apelos junto ao Governo do Estado. Ele pontuou que esse apoio pode vir por meio de negociações com o poder público e ofícios aos órgãos responsáveis. 

Sobre essa ação, o diretor de Desenvolvimento de Parcerias, Ulysses de Parente, garantiu que continuará cobrando das autoridades. “Continuaremos atuantes como sempre fomos e cobraremos uma solução das autoridades”, afirmou. (Com informações da Assessoria Aciara)