As cerimônias de formatura dos 420 novos soldados da Policia Militar do Estado do Tocantins (PM/TO) que vão atuar no reforço à segurança da população tocantinense têm início nesta quarta-feira, 2, em Gurupi, e seguem na quinta-feira, 3, em Araguaína; e sexta-feira, 4,  em Palmas.  Serão formados 71 soldados em Gurupi, 77 em Araguaína e 272 na Capital.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Luis Cláudio Benício, os novos soldados vão atender aos 139 municípios do Tocantins. “Todos os formandos atuarão no serviço operacional, irão para o policiamento de viaturas, para os destacamentos mais longe dos Estados e para os municípios onde possa existir alguma deficiência”, explicou. 

A formatura ocorre após a sexta e última etapa do curso de formação, referente ao concurso iniciado em 2013. Nesta fase, foram 800 horas/aula divididas em 29 disciplinas que, de acordo com comandante da Escola de Formação da Polícia Militar, coronel Mazon Mendes Marques, capacitou os militares para desenvolverem o melhor serviço policial militar para a sociedade, com uma carga teórica e prática. “O curso ofereceu formação que vai desde questões psicológicas, parte física militar, legislação brasileira, direitos e deveres dos cidadãos e dos militares, juntamente com o estágio supervisionado, em que os alunos viram na prática as atividades de um Policial Militar”, disse.          

Em Palmas, a cerimônia de formatura está marcada às 8 horas, no Quartel do Comando Geral (QCG). De acordo com o coronel Benício, a entrada dos novos militares significa um grande ganho para a população. “Esses soldados vão reforçar nossas ações de segurança, fazendo com que melhoremos o atendimento a todas as cidades do Estado, com policiais nas ruas”, ressaltou.

 Segurança

Os moradores da capital, Palmas, receberam com empolgação a notícia da chegada dos policias às ruas da cidade. Para o agricultor Antônio Arruda Vieira, o policiamento reforçado vai deixar a população mais tranquila. “Com os novos policiais, as cidades vão ficar mais calmas e a população vai ficar mais segura”, afirmou.

O autônomo Orácio Martins também destacou a importância dos novos soldados no fortalecimento da segurança do Estado. “Muita gente já tem medo de sair de casa e, sabendo que a polícia está na rua, vamos nos sentir mais seguros para sair, vai ser muito bom”, ressaltou.

Para a diarista Raimunda Rodrigues, a formação dos novos soldados é de fundamental importância na garantia da segurança. “Acho muito boa a chegada de novos policiais, porque os bandidos ficam mais inibidos. Vai diminuir o número de crimes com a presença de mais polícia nas ruas”, frisou.