Um segurança do Hospital Dom Oriente, em Araguaína, será investigado pela Polícia Civil após um vídeo que mostra ele expulsando um cachorro do estacionamento da unidade utilizando um cassetete viralizar. As imagens foram feitas por uma testemunha que passava no local e mostram o funcionário bem próximo ao animal, fazendo gestos para afastá-lo e desferindo golpes na direção dele.
As imagens têm a qualidade baixa e vários carros passam entre o segurança e a pessoa que fez a filmagem. Não é possível ver com clareza se algum dos golpes de fato atingiu o animal. O áudio mostra que o cão estava latindo, chorando e rosnando. Ao final do vídeo, aparece uma mulher que parece repreender o segurança que então volta para dentro do hospital.
O bichinho foi resgatado pela mulher que aparece nas imagens. O caso foi levado para a Associação Protetora dos Animais de Araguaína (APAA). O grupo registrou um boletim de ocorrência por maus tratos.
"A covardia existente em agredir um animal é imensurável, não importando o contexto, há diversas formas dignas de agir em situações sem usar da agressividade", diz a associação.
Em nota, o Hospital Dom Oriente disse que o caso está sendo investigado, mas que recebeu informações de testemunhas de que não houve agressão por parte do segurança e que se tratava de um cão raivoso. A unidade não divulgou o nome do colaborador ou das testemunhas. (veja a nota na íntegra abaixo).
Após a divulgação da nota do hospital, a associação repudiou o posicionamento do hospital e lembrou que ao final das imagens uma mulher que passava na rua conseguiu pegar o animal supostamente raivoso no colo.
A Polícia Civil ainda não informou qual delegacia ficará responsável pela investigação do caso.
Nota do Hospital Dom Orione na íntegra
O Hospital Dom Orione esclarece que não compactua com nenhum tipo de agressão, seja a pessoas ou a animais. A instituição é defensora da vida, sendo responsável pelo nascimento de mais de seis mil crianças a cada ano, além de centenas de vidas que são salvas diariamente por meio dos atendimentos realizados na unidade.
As imagens de vídeo postadas nas redes sociais, envolvendo um colaborador e um cachorro em frente a esta unidade, estão sendo analisadas. No entanto, desde já esclarece-se que testemunhas que estavam no local e presenciaram toda a cena, relataram que o animal estava raivoso, latindo e rosnando para as pessoas que passavam no local. Por isso o colaborador teve a atitude de afastá-lo, pois as pessoas estavam com medo do cachorro. Testemunhas relatam ainda que não houve agressão por parte do colaborador, apenas gestos para afastar o animal.
O Hospital Dom Orione informa que o caso está sendo devidamente apurado.
Nota da Associação Protetora dos Animais de Araguaína
A Associação Protetora dos Animais de Araguaína - APAA vem por meIo desta nota expressar extremo descontentamento com o fato ocorrido em frente ao Hospital Maternidade Dom OrIone, envolvendo um colaborador da instituição e um cachorro em situação de rua.
Somos contra violência de qualquer natureza, e como seres humanos, pensantes e donos de nossos atos, qualquer agressão é passível de repúdia, ainda mais quando o alvo é um animal irracional.
A covardia existente em agredir um animal é imensurável, não importando o contexto, há diversas formas dignas de agir em situações sem usar da agressividade, por exemplo, como mostra no final das imagens divulgadas, uma mulher pegando no colo o até então “cão raivoso”.
Informamos que repudiamos não só a agressão ao animal, mas também o posicionamento da instituição, agressão não se justifica. Nos causa estranheza uma instituição dessa natureza, que defende a vida e a saúde, se pôr a defender o agressor e justificar seus atos.
Esperamos que as autoridades competentes ajam de acordo com a legislação.
Nós da Família APAA não apoiamos nenhum tipo de exposição ou violência ao agressor, nos mostremos superiores.