Ramila Macedo e Fernando Almeida
Quem anda pelas ruas de Araguaína certamente já se deparou com motocicletas estacionadas em locais proibidos. Cansado dessa situação em frente à UFT e CAT, o senhor Wagner Luis fez uma campanha de conscientização e também acionou as autoridades, mas ninguém tomou providência. Inconformado, ele flagrou motos estacionadas em calçadas, rampas para cadeirantes e faixas de pedestre e denunciou à imprensa.
Campanha de conscientização
Wagner enviou fotos ao AN, nesta quarta-feira, 24, mostrando flagras de motocicletas estacionadas na calçada do campus da UFT (Universidade Federal do Tocantins) e também do CAT. Ele relatou que até iniciou uma campanha por conta própria, pregando folhas com passagem do Código do Trânsito alertando as infrações. Fez o trabalho por três semanas no local, diminuiu, mas os infratores ainda persistem.
Em uma moto estacionada na calçada da UFT, ele colocou o cartaz no painel com o alerta. “A estupidez não é considerada deficiência, estacione em outro local.” Wagner enfatizou que é infração grave, passiva de multa, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Ainda deixou uma reclamação ao motociclista. “Vocês, alunos de Cursos Superior, deveriam saber disso.”
Descaso das autoridades
Wagner relatou que procurou a Polícia Militar, mas foi informado que ainda não há convênio entre a Prefeitura e PM. Além disso, não havia viaturas para ir até o local, pois não se tratava de urgência. Ligou para Prefeitura, mas disseram que não havia fiscais para ir até o local e o atendente não podia fazer nada.
Segundo o relato, o desrespeito acontece todos os dias, pela manhã, tarde e à noite. “Eles chegam a fechar completamente a calçada, tendo todos os pedestres que desviarem pela rua colocando-se em risco, principalmente para os idosos e portadores de deficiência visual e cadeirantes, uma verdadeira e lamentável falta de respeito comum pelas pessoas,” conta Wagner.
“O que será dos deficientes e pedestres, já que tem a lei e pessoas sem discernimento e respeito continuam a estacionar em locais proibidos?” questiona o cidadão.
Resposta da Prefeitura
Ao AN, a Prefeitura de Araguaína informou que a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) é a responsável pela fiscalização no trânsito e também tem convênio com a PM. “Caso alguém flagre uma pessoa estacionando o veículo de forma irregular nas calçadas, a AMTT orienta que acione o plantão da Agência, por meio do celular (63) 9949-8995”.
A PM também foi procurada, mas até o fechamento desta reportagem não havia se pronunciado. O espaço permanece aberto.