O evento está acontecendo em Palmas (TO) e é direcionado para profissionais do saneamento
Foto: Divulgação

Recentemente o Instituto Trata Brasil (ITB) divulgou o índice de perdas de água tratada no Brasil. Em 2019, cerca de 38% do total produzido foi perdido em vazamentos, fraudes e outras formas de prejuízos aos sistemas de distribuição de água. Traduzindo em termos práticos, isso significa que, diariamente, são jogados fora o equivalente a 7 mil piscinas olímpicas de água pronta para consumo.

É buscando mudar essa realidade que a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em 47 cidades do Tocantins, está realizando um evento com profissionais do saneamento para a disseminar as boas práticas para reduzir o desperdício de água. 

O evento está acontecendo em Palmas (TO) durante a primeira semana de setembro e reúne 40 profissionais em atuação no Tocantins e no Pará – onde a BRK Ambiental atua em 10 municípios – e vão reproduzir os conteúdos recebidos com suas equipes. De acordo com Guilherme Silvestrin, engenheiro da BRK Ambiental e  responsável pela realização do evento, a ideia é conseguir aliar o que já existe em utilização em outras unidades da empresa pelo Brasil com adequações às realidades locais percebidas pelas equipes. “Estamos tratando de um tema pouco visto, mas que afeta muito a preservação do recurso hídrico e também o serviço de distribuição de água”, pontua.

Entre as novidades a serem apresentadas está o Levantamento Aerofotogramétrico, uma tecnologia inovadora que utiliza drones para o mapeamento de uma determinada região ajudando a criar modelos para o controle de perdas. “Esse tipo de tecnologia, por exemplo, seria inacessível a pequenos municípios e está sendo utilizada graças ao compartilhamento possível pela atuação da BRK Ambiental”, explica.

Bons resultados

Todo o esforço empregado pela concessionária para melhorar o desempenho no assunto já tem apresentado bons resultados. Recentemente, um projeto de controle de perdas de água implantado pela equipe de Barrolândia (TO), município distante cerca de 90 km de Palmas (TO), foi destaque em premiação nacional da companhia. Na cidade o índice de perdas atual é de cerca de 20%, um ótimo número considerando que a Região Norte do Brasil apresenta os piores índices do País com média de 55%, também de acordo com o estudo apresentado pelo ITB. Na Capital, o trabalho também já apresenta frutos: se em 2016 o volume de água perdida chegou a cerca de 40% de toda a água tratada produzida, em 2019 o índice esperado é de cerca de 30%. 

Ajuda da população

Silvestrin ainda pontua que o trabalho para evitar a perda de água também conta com uma aliada importante: a população. “As equipes da BRK Ambiental estão sendo treinadas para responder, com muita tecnologia e de forma rápida, aos casos de vazamento de água, então é importante que um morador – quando notar o vazamento – acione estas equipes o mais rápido possível. Hoje ainda é comum que as pessoas vejam o vazamento, mas não procurem a empresa”, pontua. 

A BRK Ambiental disponibiliza canais de comunicação para que qualquer morador possa relatar um caso de vazamento e acionar uma das equipes. Além dos perfis da empresa nas redes sociais, o 0800 6440 195 está disponível 24 horas por dia e é a forma mais rápida de garantir o atendimento.