O Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial) de Araguaína divulgou nesta quarta-feira, 23, que está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos na modalidade Jovem Aprendiz. Conforme a instituição, para ser um jovem aprendiz é obrigatório ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental ou médio.
Os cursos da modalidade de Aprendizagem Industrial disponíveis no SENAI são:
Gestão: Assistente de Produção Industrial, Auxiliar Administrativo.
Metalmecânica: Mecânico de Manutenção Industrial
Alimentos e Bebidas: Operador em Processamento de Carnes e derivados de bovinos e bubalinos.
Eletroeletrônica: Eletricista de Instalações Prediais e Industriais; Eletricista de Redes e distribuição de Energia Elétrica.
Conforme o Senai, a seleção dos jovens para a contratação com carteira assinada é de responsabilidade das empresas parceiras da instituição. Portanto, o aluno poderá se destacar de acordo com o acompanhamento que receberá de seu gestor. A lista das empresas que mantém parceria com o Senai encontra-se no atendimento do CETEC.
Benfícios do programa
Ao ser selecionado pela empresa, o jovem passará por uma qualificação profissional com carga horária que varia de 800 a 1.600 horas, dependendo do curso . Além disso, os aprendizes são registrados e recebem um certificado ao completarem dois anos de contratação, período de vigência do programa. Eles têm direito a um salário mínimo proporcional a jornada de trabalho de oito horas diárias, vale-transporte, auxílio-refeição, contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS e férias, conforme o Senai.
Inscrições
As pessoas e empresas interessadas em participar do Programa Jovem Aprendiz devem entrar em contato pelos telefones: (63) 341-8864 ou 3411-8885. As inscrições estarão abertas até dia 28 de janeiro, e as aulas terão início dia 03 de fevereiro.
Histórico
De acordo com o Senai, 430 alunos foram inseridos no mercado de trabalho através da modalidade de Aprendizagem Industrial no ano de 2013. Atualmente a instituição possui parceria com 60 empresas.