Hospital Reginal de Araguaína receberá seis mesas cirúrgicas e 14 monitores.
Foto: Sesau/Gov. TO

O governo do Tocantins entrega 154 novos equipamentos, a partir desta segunda-feira (23), para os hospitais da rede estadual. De acordo com a SES, são 37 novas mesas cirúrgicas e 120 monitores multiparamétricos. A pasta informou que previsão é de instalar os equipamentos até o dia 9 de junho.

Segundo a SES, somente com as mesas cirúrgicas o investimento foi R$ 4.267.900,00, recursos destinados pela bancada parlamentar federal do Tocantins. Já os monitores multiparamétricos foram enviados ao Tocantins, pelo Ministério da Saúde (MS).

A entrega dos equipamentos faz parte da política de ampliação dos serviços de Saúde prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e dará celeridade na realização de procedimentos cirúrgicos ofertados pelos hospitais públicos do Tocantins.

Distribuição mesas cirúrgicas

A distribuição das mesas se dará da seguinte forma:

  • Hospital Geral de Palmas (3);
  • Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (2); 
  • Hospital Regional de Porto Nacional (2);
  • Hospital Materno Infantil Tia Dedé (2);
  • Hospital Regional de Miracema (2);
  • Hospital Regional de Gurupi (4);
  •  Hospital Regional de Paraíso (3);
  • Hospital Regional de Guaraí (3);
  • Hospital Regional de Augustinópolis (3);
  • Hospital Regional de Araguaína (6); 
  • e os hospitais regionais de Alvorada, Araguaçu, Arraias, Dianópolis, Pedro Afonso, Xambioá e Hospital Maternidade Irmã Rita de Arapoema (1).

Distribuição monitores

Quanto aos monitores, serão entregues 31 para o HGP; 14 para o Hospital Regional de Araguaína; 13 para o Hospital Regional de Augustinópolis;11 para o Hospital Regional de Gurupi, 10 para o Hospital Regional de Porto Nacional, 6 para o Hospital Regional de Paraíso, 4 para o Hospital Regional de Guaraí.  Já os Hospitais Regionais de Alvorada, Araguaçu, Arraias, Dianópolis Miracema, Pedro Afonso, Hospital Materno Tia Dedé e Hospital Maternidade Irmã Rita de Arapoema receberão 3 monitores e o Hospital Regional de Xambioá receberá 2.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “em algumas unidades, como o HGP, tínhamos o espaço físico e, agora, equipamos para que as equipes multiprofissionais tenham condições de realizar mais cirurgias e assim atender um maior número de pacientes”, afirmou o gestor, acrescentando que “mais cirurgias realizadas significa um maior giro de leitos e menos tempo de internações nos hospitais”.

Para o governador Wanderlei Barbosa, que esteve na entrega da ampliação do centro cirúrgico do HGP, graças à aquisição das mesas cirúrgicas, “ficamos felizes em poder ampliar os serviços de saúde pública em nosso Estado e, por contar com o apoio dos parlamentares tocantinenses, que comungam conosco, da preocupação com a qualidade de vida da nossa população. Continuaremos a buscar melhorias para a população usuária do SUS no Tocantins”, destacou.

O diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, falou sobre a nova estrutura. “Estamos felizes em receber mais este espaço que contribui com o trabalho de excelência que nossos profissionais já desenvolvem aqui no HGP. Uma gestão com olhar sensível à Saúde faz muita diferença”.