Campanha de doação de sangue surge para melhorar a situação atual dos estoques de sangue e suprir as demandas no Estado.
Foto: André Araújo/Gov. TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove em outubro, campanha que incentiva os servidores públicos a doarem sangue.

A iniciativa é liderada pela Área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas e tem por objetivo mudar o cenário atual dos estoques de sangue nas unidades de coletas do Estado, além de fazer homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Campanhas de doação de sangue surgem neste momento, sobretudo, para suprir as demandas existentes durante o período de enfrentamento à pandemia e se estende a todos os servidores públicos lotados no Estado do Tocantins.

O foco é sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância de ser um doador, sobretudo diante do cenário atual. 

Atualmente houve uma drástica redução nos estoques dos bancos de sangue em todo o Estado, em virtude da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, que alterou significativamente a rotina de toda a população.

Por isso, toda essa atenção advinda da Área de Captação de Doadores, pois os procedimentos e tratamento que necessitam de sangue continuam sendo realizados, tais como: cirurgias, transfusões, etc.

“Campanhas como esta são muito importantes, pois estamos vivendo uma situação delicada quanto aos reflexos negativos nos nossos bancos de sangue causados pela pandemia em decorrência da Covid-19. Essa campanha, além de conscientizar os servidores sobre a importância e a necessidade de realizar a doação de sangue, também irá alavancar os nossos estoques que se encontram em uma situação crítica” explica Robéria Fernandes, responsável pela Área de Captação de Doadores.

Ela enfatiza ainda que, ao realizar a doação, uma única pessoa está salvando vidas de pacientes de todos os hospitais públicos do Tocantins, além de pacientes da rede privada, que necessitam de bolsas de sangue rotineiramente.

As doações deverão ser realizadas via agendamento através dos seguintes telefones: Palmas: 3218-3232, Gurupi: 3312-2237 ou 3312-7545, Araguaína: 3411-2915 ou 3411-2916, Porto Nacional: 3363-8321 e Augustinópolis: 3456-1309.

As pessoas candidatas a doação precisam preencher alguns itens de perfil do doador que, entre outros requisitos, exigem ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado e, além disso, portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).