
O Governo do Tocantins realizou nesse sábado, 23, e domingo, 24, mutirões de cirurgias eletivas no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Foram beneficiados 25 pacientes nas especialidades de ortopedia e otorrinolaringologia. As cirurgias ocorreram por meio do PAGH-Cirúrgico, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
“Temos equipado as unidades e valorizado os profissionais para que as cirurgias eletivas ocorram de forma constante e atendam o maior número de pessoas possíveis. Com isso levamos qualidade de vida para a população, conforme nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
"Foram feitos procedimentos diversos com pacientes com fraturas de pé, clavícula, tornozelo, fêmur, entre outros. A maioria deles recebem alta no mesmo dia da cirurgia e, com isso, damos rotatividade aos leitos, além da qualidade de vida para os pacientes atendidos”, destacou o médico ortopedista Paulo Victor Dias Almeida, que presta atendimentos no HGP.
“Já é o segundo final de semana seguido que o HGP faz mutirões de cirurgias ortopédicas. Nosso objetivo é reduzir a fila de espera e otimizar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, afirmou o diretor-geral da unidade, Iatagan Barbosa.
Lorrany Andrade Pires fez a cirurgia no sábado, 23. “Fiz cirurgia da clavícula semana passada e a do rádio deste vez, que é um dos ossos do antebraço. Estou internada desde o dia 4 de agosto, após um acidente de moto e graças a Deus ocorreu tudo bem na cirurgia e devo ter alta logo”.
Paulo Batista, morador de Palmas, foi atendido nesse domingo, 24, após sofrer um acidente de moto e afirmou que o atendimento foi rápido. “Com fé em Deus logo poderei voltar para casa e trabalhar”.
Araguaína
No sábado, 23, no HRA, foi realizado um mutirão de cirurgias de otorrinolaringologia, onde sete crianças passaram por procedimento de adenoamigdalectomia, que envolve a remoção das amígdalas e adenóides.
“É maravilhoso poder ajudar de forma tão impactante a vida dessas crianças, porque sei o sofrimento que as famílias enfrentam na espera pela cirurgia. A partir de agora, elas terão uma vida melhor, dormindo com mais qualidade e livres das infecções de garganta”, destacou o cirurgião otorrinolaringologista Daniel Nunes.
Segundo a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, já foi realizado um mutirão no primeiro semestre somente para esses procedimentos. "Neste fim de semana, mais sete crianças saíram da fila de espera e já temos outro mutirão agendado para o próximo mês. Nosso objetivo é atender cada vez mais as demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde”.
Dados
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já atendeu 57 mil pessoas com cirurgias eletivas. Destas, mais de 17 mil foram em 2024 e este ano mais de nove mil pacientes foram beneficiados. As cirurgias ocorrem nas unidades geridas pela SES-TO, em hospitais municipais conveniados e na rede particular contratualizada.
PAGH-Cirúrgico
Regulamentado pela Lei nº 4.626/ 2025, o PAGH-Cirúrgico tem por objetivo compensar o desempenho dos profissionais que atuam em cirurgias eletivas e de urgência hospitalar programada, com a finalidade de ampliar a oferta cirúrgica, melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais estaduais, além de reduzir a demanda reprimida e o tempo de espera.
O pagamento é feito exclusivamente aos profissionais em exercício na rede estadual e custeado com recursos do Sistema Único de Saúde. O incentivo contempla cirurgias realizadas fora da jornada ordinária de trabalho, como nos finais de semana, feriados e períodos noturnos, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela nova legislação.