
Iniciadas em julho deste ano, as obras no Setor Urbanístico seguem na fase de instalação das tubulações para o sistema de drenagem das águas das chuvas. Atualmente, os trabalhos estão na esquina da Av. São José com a Rua São Rafael, avançando em direção à Rua Perimetral 3 para concluir no encontro com a Rua Perimetral. A previsão é que esta etapa seja concluída em 10 dias.
“Essa é uma das fases mais importantes e, naturalmente, um pouco mais demorada, principalmente porque estamos encontrando trechos com muitas pedras, o que é característico da região. Isso faz com que as escavações sejam mais complexas. Também fomos impactados com algumas chuvas fora de temporada, que acabou paralisando a obra por um tempo”, explica Cid Forghieri, coordenador da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projetos) da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, financiadora da obra, que faz parte do Programa Águas de Araguaína.
As regiões do entorno da obra receberam sinalizações indicando desvios e proibição de passagem, por isso a Prefeitura de Araguaína pede a atenção dos condutores e pedestres que trafegam pelo setor.
O serviço no Setor Urbanístico, que tem previsão de conclusão em junho de 2026, com um investimento de cerca de R$7,2 milhões, totalizando 23 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 12 ruas, 6 mil metros quadrados de calçadas com acessibilidade, além de um sistema de drenagem profunda com mais de três quilômetros e a sinalização horizontal e vertical das vias.
Dia a dia dos moradores
Como os trabalhos estão na fase de implantação das tubulações de drenagem, as ruas ainda estão com o solo não compactado. A situação também é necessária para que as concessionárias de fornecimento de água e esgoto, que atendem o setor, possam efetuar os serviços de manutenção necessários. Tão logo os trabalhos sejam concluídos, as vias passarão pelo serviço de compactação do solo e preparo para receber a nova pavimentação.
Diante da possibilidade de novas chuvas, a prefeitura já solicitou à construtora responsável pela obra que reforce a sinalização de trânsito e que aproveite o período de estiagem para acelerar a etapa de drenagem.
Águas de Araguaína
Com investimento de R$ 350 milhões, o Projeto Águas de Araguaína é a maior iniciativa de desenvolvimento sustentável de todo o estado do Tocantins, aliando investimentos de infraestrutura urbana com preservação das nascentes.
O projeto contempla uma série de obras que estão beneficiando todos os bairros de Araguaína, como a pavimentação de setores inteiros, criação de bacias de detenção da água das chuvas e vários parques urbanos e de preservação, além áreas verdes permeáveis e arborização.
A canalização dos córregos contemplados no projeto evitará a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos afluentes das bacias dos córregos Neblina, Jacuba e Lontra, colaborando para a despoluição do Lago Azul, além da construção de grandes avenidas, como a Via Norte e Av. Governador Siqueira Campos, dando mais fluidez ao trânsito da cidade.