Coronel Márcio Barbosa é o novo Comandante Geral da PM, após exoneração do Coronel Silva Neto.
Foto: Edição AN/Fotos Divulgação

O comandante geral da PM-TO, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, deixou o cargo e em seu lugar, assume o coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.  A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), neste sábado, 27.


Silva Neto assumiu o Comando-Geral da Polícia Militar do Tocantins em janeiro de 2021.  O novo comandante da Corporação assumiu o posto no sábado e também vai acumular a função de secretário-Chefe da Casa Militar. 

O novo comandante disse que pretende elevar o policiamento ostensivo, aumentando a presença da polícia nas ruas a fim de combater diretamente a onda de violência registrada na capital, Palmas, neste último mês.  


Pontuou que vai "reativar os destacamentos desativados em algumas cidades".  E isso será possível devido à formação dos novos 1 mil policiais que estão concluindo o Curso de Soldado.


Márcio Antônio Barbosa de Mendonça reconheceu  o desafio que tem pela frente, mas garante que “buscará honrar a confiança depositada”, fortalecendo a instituição baseando-se na tríade: "efetivo, logística e formação".

Ainda em relação aos homicídios ocorridos em Palmas, Coronel Barbosa destaca a necessidade de recobrir as Unidades de área para uma reestruturação e fortalecimento das especializadas, principalmente da Força Tática e Rotam, com atuação em todo o Estado.

Com o objetivo de blindar o Estado do Tocantins, o Coronel Barbosa destaca a Operação Hórus, que está em andamento, e visa reforçar o policiamento nas áreas de divisa a fim de impedir a entrada de produtos de contrabando, descaminho e tráfico.

Perfil

O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça é do Quadro Operacional da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e natural de Goiânia (GO). Ele é Formado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi declarado aspirante a oficial no ano de 2001.

Coronel Barbosa se formou Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policia Militar de Minas Gerais, realizou vários cursos de especialização da área. Como docente, ele desempenhou suas atividades dentro de PMTO como instrutor de Legislação de Trânsito para alunos do Curso de Formação de Oficiais, Curso de Habilitação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Cursos de Habilitação de Sargento e Cabo e Legislação Específica para o Curso de Formação de Soldado.

Na área operacional, possui Curso de Tiro Policial Método Giraldi, Curso de Identificação Veicular ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, Curso de Segurança Física e Dignitários pela TEES Brazil na cidade de Curitiba-PR e Curso Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado.

Possui diversas condecorações, dentre elas, Medalha por tempo de serviço na PMTO (10 anos), Medalha Tiradentes conferida pelo Governador do Estado do Amazonas, Medalha Guardião conferida pelo Gabinete Militar da Governadoria do Estado de Goiás, Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II conferida pelo Corpo de Bombeiro Militar do Tocantins e Medalha Tiradentes Grã Mestre conferida pela Polícia Militar de Goiás .

Na corporação exerceu diversas funções operacionais, administrativas e de comando, como o comando e subcomando de Unidades e ultimamente desempenhava a função de  Secretário Chefe da Casa Militar.