Rose Franca, presidente do Sintet Regional de Araguaína e presidente do conselho do Fundeb Estadual

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação ( SINTET) Regional de Araguaína, Rosy Franca, repudiou o não pagamento do 13° salário dos professores oficializado na tarde de ontem pelo governador do estado.

De acordo com a presidente da Regional, o Décimo Terceiro Salário é um direito de todos, e considera que os recursos do FUNDEB são suficientes para manter o 13° salário, uma vez que o estado mantém em média 8.999 servidores contratados, para 9.008 concursados.

Rosy Franca acrescentou que o quadro foi comprovado através de visitas em loco nas unidades escolares desde o início do ano pelo conselho do FUNDEB na qual é presidente no Estado.

Sobre os repasses a presidente disse que durante todo o ano os recursos foram suficientes para efetuar os pagamentos "Os valores repassados de janeiro a dezembro são suficientes para pagar a folha e o décimo dos servidores da educação, o governo precisa ser oficializado judicialmente, isso é um crime", afirmou.

O sindicato afirma que repudia a manobra por que "os servidores tem outros compromissos a honrar", e responsabiliza a falta de planejamento por parte do estado já que o benefício deve ser quitado todos os anos na mesma data.

O secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, disse ontem (20) em coletiva de imprensa que 80% dos servidores da educação -- que têm a receber até R$ 3.694,44 ? serão contemplados na 1ª etapa do pagamento do décimo terceiro salário. Para os outros 20%, a previsão é de pagamento é até o dia 31 de janeiro de 2018.