Arnaldo Filho/AF Notícias

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os governos estaduais ampliaram, no ano passado, a proporção de funcionários comissionados ou temporários, em detrimento das posições ocupadas por servidores que passaram por concurso público.

A tendência identificada pela pesquisa é de privilégio para as vagas nas quais os governantes podem contratar e demitir sem o crivo do concurso público. Como se sabe, nomear e demitir são prerrogativas que dão ainda mais poder aos governantes.

Tocantins

Conforme a pesquisa, o Tocantins quase dobrou os cargos comissionados de 2012 para 2013, passando de 1.383 para 2.566, conforme dados informados pelo próprio Governo ao IBGE. O aumento representa 85,5%. O Estado fica entre os quatro que mais contrataram sem concurso no país, perdendo apenas para o Amapá (199,9% vagas a mais para cargos de confiança), Ceará (115,7%) e São Paulo (90,2%).

Uso da máquina pública nas eleições 2014

Para o cientista político Carlos Melo, professor do Insper, "a conclusão óbvia é de que há um aumento no uso político da máquina pública por governadores”. Segundo o cientista, “cargo de confiança é naturalmente político. "Independentemente de partidos, as máquinas estaduais estão mais aparelhadas, e, como vemos, isso tem peso crescente para os gastos públicos".

Já para David Fleischer, professor de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB), “isso é o reflexo claro das eleições de outubro deste ano”. “As contratações, em sua maioria, são para atender aliados políticos com o objetivo de reeleger o governador ou o seu sucessor”, disse o professor.

“O candidato

Um dos pré-candidatos do governador Siqueira Campos é o seu próprio filho, Eduardo Siqueira (PTB), mas caso seu nome não tenha aceitabilidade como vem mostrando as pesquisas, o nome do deputado Sandoval Cardoso (SDD) já vem sendo testado para substituí-lo.