PF cumpre mandado de condução coercitiva na casa de Siqueira Campos.

Dois ex-governadores do Tocantins foram alvos da operação da Polícia Federal contra fraudes em licitações em obras de pavimentação de rodovias estaduais. O ex-governador Sandoval Cardoso (abril a dezembro de 2014) teve prisão temporária decretada, mas ainda não foi localizado. Já o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (2011-2014) foi conduzido coercitivamente à sede da PF em Palmas na manhã desta quinta-feira (13).

A informação foi confirmada ao AN por um fonte.  Ela assegurou que Sandoval não foi encontrado, mas ainda não é considerado foragido da Justiça porque a operação não terminou.

A investigação da PF apontou um esquema de direcionamento de licitações envolvendo órgãos públicos de infraestrutura e agentes públicos do Tocantins, nos anos de 2013/2014. Segundo a PF, as obras foram custeadas com recursos na ordem de R$ 1,2 bilhão de empréstimos do Estado junto ao BNDES e Banco do Brasil.

A Estimativa da PF é que o prejuízo aos cofres públicos gire em torno de 25% dos valores das obras contratadas, o que representa aproximadamente R$ 200 milhões de reais.

Segundo G1, a decisão da Justiça Federal ressalta a atuação direta dos dois no contrato de financiamento firmado com o Banco do Brasil. E pontua que, na decisão, o MPF argumenta que José Wilson "protagonizou fato incomum" às vésperas das eleições de 2014, quando renunciou ao cargo de governador, acompanhado de vice, João Oliveira. E destaca que após a dupla renúncia, Sandoval Cardoso, então presidente da Assembleia Legislativa, assumiu o governo.

Ainda de acordo com o G1, MPF alega que "a renúncia de Siqueira Campos fazia parte de um plano adrede arquitetado para manter o mesmo grupo político no poder e eleger o filho de Siqueira Campos, José Eduardo Siqueira Campos, como deputado estadual". A reportagem cita que o MPF diz ainda que o deputado estadual seria "beneficiário das doações eleitorais das empresas investigadas, assim como Sandoval Cardoso e Carlos Eduardo Torres Gomes, que concorreram, no mesmo pleito, aos cargos de governador e de senador, respectivamente".