Ex-vereador de Guaraí, Gercival Lopez da Silva, de 50 anos.
Foto: Guaraí Notícias

Menos de 24 horas após crime bárbaro que chocou a população de Guaraí, a Polícia Civil prendeu no sábado (9) o principal suspeito pelo latrocínio – roubo seguido de morte– do professor e ex-vereador da cidade, Gercival Lopes da Silva, de 50 anos.

A prisão foi efetuada pela 5ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (5ª DEIC), com apoio de outras unidades policiais. Segundo a PC, o suspeito tem 20 anos e era amigo da vítima.

De acordo com o delegado regional Adriano Carrasco, a operação da PC para desvendar o crime foi montada logo após o corpo de Gercival ter sido encontrado em sua residência, pouco tempo depois do crime.

Policiais da 5ª DEIC, 47ª e 48ª Delegacias e da 5ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV), todas de Guaraí, com apoio da 1ª Divisão de Repressão a Narcóticos (Denarc), de Palmas passaram a empreender diligências ininterruptas no sentido de solucionar o crime e prender o autor.

As equipes de polícia obtiveram informações que possibilitaram identificar o homem de 20 anos, que tinha amizade com o ex-vereador, como o principal suspeito pelo crime.

Desse modo, os policiais intensificaram as diligências e conseguiram localizar o suspeito. Ele foi capturado quando tentava se esconder no forro da residência de sua namorada, em Guaraí. 

Motivação

Segundo a PC, o homem confessou que queria roubar o carro da vítima, uma vez que teria dívida de drogas e precisava levar o carro para quitá-la.

Por meio das investigações, conseguimos concluir que a vítima e o acusado eram amigos, sendo que o autor frequentava a casa do ex-vereador com frequência e nessa sexta-feira, os dois chegaram juntos a casa onde permaneceram por algum tempo, até que houve o desentendimento entre ambos, porque o autor queria levar o carro da vítima que não permitiu. A partir daí eles entraram em um confronto físico, que resultou na morte de Gercival”, disse o delegado.

Prisão

O homem foi autuado em flagrante pelo crime de latrocínio e após a realização das providências legais cabíveis, foi recolhido à Casa de Prisão Provisória de Guaraí, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. O outro indivíduo, de 20 anos foi autuado por receptação e também recolhido a CPP de Guaraí.

Para o delegado Adriano Carrasco, a prisão do principal suspeito de cometer o crime e a elucidação total do caso pela Polícia Civil do Tocantins representam o comprometimento da PC-TO com a investigação criminal e a manutenção da paz e da ordem na cidade de Guaraí.