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TeleCovid de Araguaína já realizou quase 20 mil atendimentos e é aprovado por 97% dos usuários

Ativo desde o fim de março, o teleatendimento já realizou mais de 3 mil consultas

Médica da equipe do TeleCOVID realiza chamada de vídeo durante atendimento ao usuário.
Foto: Divulgação/ISAC

Quando começou a sentir os primeiros sintomas parecidos com os da covid-19, a auxiliar administrativa Érica de Araújo Rocha foi informada que o serviço de TeleCOVID do Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, que funciona em Araguaína, poderia ajudá-la e logo procurou o atendimento.

“O primeiro contato foi por whatsapp. Fui muito bem atendida e direcionada para uma consulta por vídeo-conferência com a Dra. Jullyanna Alves, que me deu todas as orientações de isolamento e requisitou o meu teste. Felizmente, deu negativo”, conta Érica.

Resposta rápida

Desde o início da pandemia, a principal preocupação do ISAC em Araguaína (TO) foi garantir para os cidadãos um atendimento médico rápido e, acima de tudo, eficiente, que evitasse deslocamentos desnecessários e exposição social.

A partir desta necessidade e em parceria com a Prefeitura de Araguaína, foi implantado, ainda em março deste ano, o TeleCOVID, um serviço de atendimento em saúde por telefone (Telemedicina) com consulta e orientação para os casos suspeitos e confirmados da COVID-19, causada pelo coronavírus.

Desde o início das operações, no dia 24 de março, até o final de agosto, o TeleCOVID já contabiliza:

- 19.915 solicitações de atendimento

- 8.101 usuários atendidos

- 255.980 mensagens trocadas

- 3.074 consultas (média de 21 por dia)

- 1.928 notificações de casos suspeitos de COVID-19

Agosto foi o mês com maior número de consultas, 793 no total.

Além da telemedicina, a equipe do TeleCovid monitora os pacientes com diagnóstico positivo para doença e, assim, acompanham como está sendo a evolução do tratamento.

Aprovação

De acordo com a pesquisa de qualidade feita ao final de cada atendimento, 72% dos usuários classificaram o serviço como “Muito Bom” e 22,5% consideraram como Bom, gerando um índice de satisfação de 97,5% (a escala engloba Muito, Bom, Bom, Regular, Ruim e Muito Ruim).

De forma geral, a maior parte dos pacientes atendidos estão na faixa dos 21 aos 40 anos e com predominância de mulheres, 65% do total.

“A lida com a população no dia a dia sempre nos mostra onde podemos melhorar e investir mais, mas estamos muito satisfeitos com a devolutiva dos usuários, que aprovaram o TeleCOVID na sua grande maioria. É um importante sinal de que estamos no caminho certo e que vamos fazer mais ainda pelo cidadão”, conta Vinícius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.

Mobilização de pessoas e estrutura

A central do TeleCOVID conta com prédio próprio e um quadro de servidores composto por cinco médicos, três enfermeiras, uma técnica de enfermagem, quatro operadoras e um analista de Tecnologia da Informação.

“Unimos força com o poder público para viabilizar o serviço o quanto antes. Aproveitamos uma estrutura de Telemedicina que já usávamos para o Hospital Municipal e fizemos as devidas adaptações e investimentos. A resposta rápida à população sempre foi o foco do nosso trabalho”, informa Vinícius.

TeleCOVID

A iniciativa do ISAC e da Prefeitura tem como objetivo conter o avanço da doença na cidade, oferecendo atendimento e suporte em saúde em domicílio. O foco é orientar a população e acompanhar os casos suspeitos e ativos, evitando que essas pessoas se desloquem até as unidades de saúde.

O serviço de TeleCovid está disponível nos sete dias da semana, sempre das 7 às 19 horas. Para ter acesso, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (63) 99105-3625. É necessário informar alguns dados pessoais: nome completo, CPF, número do cadastro no SUS - Sistema Único de Saúde e um e-mail válido. Após isso, é enviado um e-mail com o horário e link para atendimento.

ISAC

Em Araguaína, o ISAC é gestor da Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro (UPA Araguaína Sul), Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Ambulatório Municipal de Especialidades (AME) e Hospital Municipal de Campanha (HMC). No Tocantins, é o responsável pela gestão compartilhada do Hospital Estadual de Combate à Covid-19  com o Governo do Tocantins.