Notícias

Tocantins alcança marca de 500 mil Carteiras de Identidade Nacionais emitidas

Documento começou a ser emitido no estado em janeiro de 2024 e prazo para troca de toda a população vai até 2032

Tocantins têm até 2032 para realizar a substituição completa do antigo RG pela nova identidade
Foto: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins

O Estado do Tocantins, através da Secretaria da Segurança Pública e do Instituto de Identificação, atingiu um marco histórico: a emissão de 500 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) desde o início da implantação do novo documento no Estado, em janeiro de 2024.

O Tocantins tem até 2032 para realizar a substituição completa do antigo RG pela nova identidade, e em menos de dois anos o Estado já conseguiu atualizar aproximadamente um terço de sua população, demonstrando eficiência e capilaridade no atendimento.

Para garantir que o serviço chegue a todas as regiões, o Instituto de Identificação tem intensificado a realização de mutirões no interior. Nas últimas semanas, equipes do órgão estiveram em ações itinerantes em municípios como Miracema, Porto Nacional e São Félix do Tocantins, ampliando o acesso da população à emissão da CIN. Os mutirões se somam ao atendimento regular realizado nas unidades de identificação em todo o Estado.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destaca que o avanço alcançado é resultado direto do empenho das equipes em todo o Tocantins.

“Chegar a meio milhão de documentos emitidos é uma conquista coletiva. Nossas equipes têm atuado de forma intensa para garantir que a população tenha acesso rápido e seguro à nova identidade. Esse resultado reflete organização, ampliação do atendimento e o compromisso de levar o serviço a todos os municípios, inclusive por meio de ações itinerantes”, afirmou.

Como agendar e quais os documentos necessários?

Em Palmas, a emissão da CIN deve ser agendada na internet, através do site da SSP/TO. O agendamento abre todos os dias às 9h, sempre com vagas para o dia útil seguinte nas unidades que fazem a emissão. Nos meses de dezembro, janeiro e julho é comum que a demanda aumente por causa do período de férias, por isso o morador deve ficar atento.

Em casos urgentes - como a necessidade do documento para realização de procedimentos médicos ou de viagens iminentes - é possível pedir o atendimento prioritário nas unidades, com documentação que comprove a urgência.

Nas unidades do interior, o agendamento pode ser feito presencialmente. A primeira via do documento é gratuita, conforme determina legislação federal. Para realizar o atendimento, o cidadão deve apresentar certidão de nascimento ou casamento, CPF e outros documentos complementares, caso possua.

O que muda no novo documento?

Entre as principais diferenças da nova Carteira de Identidade Nacional em relação ao modelo antigo está a adoção do CPF como número único de identificação em todo o país, eliminando a emissão de números distintos em cada estado.

O documento também possui um padrão nacional unificado, com elementos de segurança reforçados, QR Code e zona de leitura automatizada que facilitam a verificação por instituições públicas e privadas. Além disso, a CIN pode ser acessada tanto em versão física quanto digital e possui prazos de validade definidos conforme a faixa etária do titular, trazendo mais segurança e praticidade no uso cotidiano

A diretora Elaine Monteiro reforça ainda a importância da atualização dentro do prazo nacional.

“A CIN traz mais segurança, integração de dados e facilita a vida do cidadão em diversos serviços. Continuaremos trabalhando para que todos os tocantinenses possam realizar a troca dentro do tempo estabelecido e com a qualidade que eles merecem”, completou.

 

 Documento começou a ser emitido no estado em janeiro de 2024 e prazo para troca de toda a população vai até 2032 - Foto: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins

 

 Nova CIN aumenta a segurança da identificação e diminui as fraudes - Divulgação/SSP