O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação.

Cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas no Brasil vencidas. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, com base nos dados do Ministério da Saúde.

No Tocantins, as doses teriam sido aplicadas em 537 pessoas de 24 municípios. As prefeituras negam o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O lote da vacina que cada pessoa tomou está disponível na carteira de vacinação. Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem se imunizou com uma vacina vencida deve se revacinar em pelo menos 28 dias.

De acordo com o levantamento, foram aplicadas 25.935 doses fora do prazo em pelo menos 1.532 cidades. Na lista, a cidade do Tocantins com mais doses supostamente vencidas é Aparecida do Rio Negro: 313.

A Secretaria de Saúde de Aparecida do Rio Negro informou que recebeu apenas 30 doses dos lotes citados no levantamento e que todas foram aplicadas no começo de fevereiro em profissionais de saúde.

Veja os lotes

Os lotes abaixo são os que constam no sistema do ministério como os que tiveram doses aplicadas após o vencimento. Para ter certeza de que houve erro, é necessário checar no cartão de vacinação se a data da aplicação foi realmente posterior à data de validade do lote.

Lote

Validade

4120Z001

29 de março

4120Z004

13 de abril

4120Z005

14 de abril

CTMAV501

30 de abril

CTMAV505

31 de maio

CTMAV506

31 de maio

CTMAV520

31 de maio

4120Z025

4 de junho

No Tocantins

Conforme os registros, os 24 municípios tocantinenses que aplicaram doses vencidas são: Aparecida do Rio Negro (313), Miracema (59), Jaú do Tocantins (39), Mateiros(26), Palmas (39), Pequizeiro (11), São Félix (11), Araguaína (10), Cristalândia, Presidente Kennedy, Pium, Tocantínia, Dois Irmãos, Porto Nacional, Gurupi, Santa Fé, Augustinópolis, Piraquê, Bandeirantes, Xambioá, Peixe, Abreulândia, Palmeirópolis, Araguacema.

Araguaína

No caso de Araguaína, as 10 doses vencidas foram aplicadas todas no dia 13 de abril nas UBS dos setores Couto Magalhães (1 dose), Nova Araguaína (1 dose) e Dr. Francisco Barbosa de Brito (8 doses).

O que diz a Prefeitura de Araguaína

 Em nota, a prefeitura de Araguaína assegurou que “nenhum araguinense recebeu doses vencidas da vacina contra a covid-19” e que as 10 doses em questão tratam-se de um “erro de registro no sistema de informação SI-PNI”.

“No dia 29 de janeiro, o Município recebeu a primeira remessa de vacinas Astrazeneca/Fiocruz, 2.340 doses com lote: 412Z004 e validade para 13/04/2021.

Todas as doses foram aplicadas no mês de fevereiro. Uma segunda remessa com 780 doses do mesmos lote e validade foi recebida no dia 1° de março, e todas aplicadas no mesmo mês.

Comunica ainda que as 10 doses supostamente aplicadas fora da validade tratam-se de um erro de registro no sistema de informação SI-PNI, no qual todos foram identificados, corrigidos e que a correção não migrou para a base nacional de dados.

Esclarece ainda que o processo de recebimento e entrega de doses pelo Município é acompanhado por meio de notas fiscais eletrônicas e passa diariamente por um rigoroso controle, para que nenhuma dose seja perdida. Além disso, todos os registros nos cartões de vacinação dos cidadãos possuem a validade da vacina recebida descrita, assim como data de aplicação, lote, fabricante, assinatura do vacinador e local de aplicação.