Notícias

Tocantins celebra contrato de R$ 10 milhões com empresa de UTI área

O contrato entre a Brasil Vida Táxi Aéreo e a SES foi assinado no último dia 30 de junho.

UTI Área deve estar a disposição para atender solicitação em até 60 minutos.
Foto: Divulgação

O governo do Tocantins celebrou contrato de R$ 10 milhões com uma empresa de UTI móvel sediada em Goiânia (GO). O extrato do contrato foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira, 1º de julho.

A contratação ocorreu após licitação, conforme o pregão eletrônico Nº 006/2020. O contrato tem vigência de 12 meses, pode ser prorrogável por iguais e sucessivos períodos até o ano de 2026.

O edital estabelece que a empresa vencedora da licitação deve possuir duas aeronaves (bimotora turboélice) equipadas com UTI Área à disposição da Secretaria de Estado e Saúde (SES) do Tocantins. E o tempo para atender a uma solicitação é de 60 minutos.

Ainda conforme o edital, a empresa deve fornecer serviço de UTI móvel área adulto, infantil e neonatal para transportar pacientes entre os hospitais do estado. Ou, em caso de necessidade, para outros estados. A estimativa é que a SES possa usar até 37,5 mil km por mês e até 450 mil km/ano.

No momento do transporte, conforme o edital, a aeronave precisa ter o piloto, co-piloto, equipe médica: um médico, um enfermeiro, o paciente e um acompanhante.  Além de todos os equipamentos de UTI, materiais e insumos necessários para atender ao transportado.

O contrato entre a Brasil Vida Táxi Aéreo e a SES foi assinado no último dia 30 de junho. A empresa vencedora é sediada em Goiânia (GO) e no site oficial diz ter todas as condições para prestar os serviços.

Toda equipe médica e tripulação passam periodicamente por cursos de atualização, como Introdução a Medicina Aeroespacial, Fisiologia de Voo, Intervenções de bordo, Emergências gerais, dentre outros.”