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Tocantins celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com rede assistencial fortalecida

Pacientes PCDs recebem tratamento físico, auditivo, visual e intelectual nos SCERs de Palmas, Porto Nacional, Araguaína e Colinas

O Tocantins garante direitos e dignidade às pessoas com deficiência.
Foto: Ananda Santos / Governo do Tocantins
Com serviços ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS),  que garantem qualidade de vida e bem-estar da população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiências lembrado em todo 21 de setembro. A data visa a mobilização e conscientização da população sobre a importância da inclusão social e combate ao preconceito.

No Tocantins, os atendimentos e acompanhamento dos pacientes acontecem nos Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína e nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins. Nos locais, há equipes multiprofissionais composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo que realizam consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.

Em agosto deste ano, o Governo do Tocantins comemorou o fim da fila de espera dos pacientes que aguardavam por próteses nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs). Além das próteses, o Estado entrega bolsas de colostomia, cadeiras de rodas, muletas e aparelhos auditivos. 

“O processo de solicitação aqui em Palmas foi rápido, sou grato primeiramente a Deus, e depois os profissionais aqui do CER que me deram toda a atenção necessária, recebi um atendimento excelente. E essa prótese representa autonomia. Mesmo com todo apoio da minha esposa, mas tem hora que ela não está perto e às vezes eu mesmo quero fazer as coisas”, contou o profissional da construção civil, Antônio Trindade, que perdeu uma das pernas num acidente.

 
A  assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também tem se estruturado, com a emissão da carteira de identificação (CIPTEA), mutirões de diagnóstico e a construção do Centro Especializado (CETEA), que está em fase de conclusão para ser entregue à população. O serviço funcionará em Palmas, como referência no cuidado com as famílias.

O Estado também instituiu o cordão girassol para identificação das pessoas com deficiências ocultas e a carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPF), que  garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, sobretudo nas áreas de saúde, educação e assistência social. Assim como a CIPTEA, a CIPF pode ser solicitada pelo seguinte site: www.servicos.to.gov.br.

"O Tocantins tem avançado no cuidado com as pessoas com deficiência e seguiremos implementando políticas públicas, serviços e espaços para que a assistência seja continuada e com celeridade. A população espera um Sistema Único de Saúde de qualidade e não mediremos esforços para que ele seja o melhor para todos os públicos", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

A gerente de Gestão do CER III de Palmas, Raidênia Oliveira, relata que “é uma alegria imensurável ver o sorriso no rosto de um paciente que recupera a autonomia, que pode ir ao cinema com a família, pegar um transporte sozinho, retomar sua autoestima e sua vida. Isso não tem preço. Ficamos mais de cinco anos sem entrega de próteses, e agora estamos zerando a fila, devolvendo dignidade às pessoas. É gratificante demais ver esse cuidado com a pessoa com deficiência se concretizando”.

Data

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil foi criada pela Lei nº 11.133/2005 para conscientizar sobre a inclusão, acessibilidade, direitos e cidadania das pessoas com deficiência.
Conforme a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência as principais diretrizes são promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência; assistência integral à saúde da pessoa com deficiência; prevenção de deficiências; ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência; e capacitação de recursos humanos.