A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada
Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) informou na noite desta segunda-feira, 25 de julho de 2022, a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola do Macaco), no Tocantins. A SES se limitou a dizer que o paciente é do sexo masculino, 32 anos, e mora na região do Bico do Papagaio, mas não especificou a cidade.  


De acordo com a SES, o paciente tem histórico de viagem para São Paulo, ao perceber os primeiros sintomas manteve-se em isolamento domiciliar e assim segue, com acompanhamento pela SES-TO, através da Área Técnica de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais e equipes de saúde do seu município.


A SES-TO destacou que as equipes estão fazendo monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente e até o momento não há registros de sintomas. 


Diante do ocorrido, a SES-TO enfatizou a importância da adoção de todas as medidas de prevenção como higienização das mãos e uso de equipamentos de proteção individual (óculos de proteção ou protetor facial, avental, máscara N95/PFF2 ou equivalente, luvas de procedimentos).


A SES-TO pontuou que já encaminhou para os 139 municípios tocantinenses Notas Técnicas de Alerta e Informativa a respeito dos sintomas e cuidados para prevenção contra a doença. Além disso, a Pasta está em fase de finalização do Plano Estadual de Contingência da Monkeypox, que deverá ser enviado aos municípios ainda esta semana.