Redação/Araguaína Notícias

No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 1.205 ocorrências envolvendo incêndios em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, entre outros.  Só nos primeiros dias de 2016, já foram 20 ocorrências em todo o estado. Pela série de ocorrências, os Bombeiros alertam aos moradores para cuidados a serem tomados a fim de evitar incêndios, causados especialmente por curto-circuito.

Segundo o Comandante do 2°Batalhão de Bombeiros Militar em Araguaína, Tenente Coronel Lusinézio Rocha Pereira, na manhã desta quinta-feira, 07, o efetivo foi acionado para conter um incêndio numa loja de artigos religiosos no centro da cidade. Apesar dos poucos danos materiais causados, felizmente não houve vítimas.

Também na última quarta-feira (6) em Araguaína, os bombeiros combateram um incêndio numa residência. Não houve vítimas, só prejuízos materiais aos proprietários. Em ambos os casos, suspeita-se de curto-circuito na rede elétrica.

Precauções

Para o comandante, medidas de precaução devem ser tomadas diariamente a fim de evitar possíveis acidentes. “Primeiramente os proprietários precisam realizar periodicamente revisão na rede elétrica interna para detectar desgastes nos equipamentos e instalações e assim evitar possíveis acidentes ou danos materiais”, afirmou.

Ainda de acordo com o comandante, deve-se evitar sobrecarga de tomadas utilizando os populares “T”, como também o superaquecimento de equipamentos elétricos e eletrônicos, de tomadas e rede elétrica. “A dica é simples: ao sair de um local, deve-se desligar e retirar da tomada quaisquer equipamentos eletrônicos porque eles podem aquecer e causar um possível incêndio”, afirmou.

Confira o balanço dos incêndios registrados no Tocantins em 2015

Edificações: 256

Comercial/Financeiro: 70

Estabelecimento de Ensino/Creche: 7

Hospitalar: 5

Industrial: 12

Local de Concentração de Público: 15

Prédio Público: 17

Residencial: 130