Prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, e sua vice, Professora Elizabete.
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) protocolou na pauta desta quinta-feira, 24, o julgamento dos recursos referentes ao processo de cassação do prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP) e sua vice, Professora Elizabete (PSD). A primeira decisão de cassação dos diplomas dos integrantes da chapa foi proferida em abril de 2022. 

A chapa de Aquiles foi eleita com 52,79% dos votos válidos e o grupo derrotado denunciou à Justiça Eleitoral que houve abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020. O processo apontou que a chapa se utilizou de caixa dois para omitir um total de R$ 198 mil em gastos com combustíveis, materiais de campanha, impulsionamento de conteúdos em redes sociais e pesquisas eleitorais.

Ao analisar a denúncia, juiz José Carlos Tajra Reis Júnior entendeu que há provas e cassou os diplomas de Aquilies e da vice Elizabete. Contudo, eles permaneceram no cargo e recorreram para tentar reverter a primeira decisão da Justiça Eleitoral. 

As alegações datam de abril de 2022, quando a 10ª Zona Eleitoral de Araguatins considerou procedentes duas representações contra o prefeito e sua vice, acusando-os de abuso de poder econômico durante as Eleições de 2020.

O julgamento deste recurso está marcado para esta quinta-feira, 24. Inicialmente programado para 17 de fevereiro, o julgamento foi adiado devido ao ingresso de um novo processo com base em fatos similares. Esse segundo caso passou por uma análise aprofundada e agora está pronto para retornar ao Pleno do tribunal para julgamento.