Notícias

Turismo do Tocantins terá incentivos ampliados com aprovação de nove projetos de lei na Aleto

Deputados aprovaram nove projetos de leis que darão mais impulso ao turismo tocantinense nos segmentos de eventos, ecoturismo, aventura, gastronômico e turismo cultural

Taquaruçu passa a ser Rota Estadual do Turismo Ecológico, Gastronômico, Cultural e de Aventura.
Foto: Thiago Sá/Gov. TO

De uma só vez, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), aprovou nove projetos de leis, que vão incentivar as atividades turísticas, culturais e esportivas do Estado. A aprovação ocorreu na sessão ordinária na última quarta-feira, dia 29. Com as novas leis, o Calendário Turístico Oficial do Estado do Tocantins ganha novas datas comemorativas, uma forma de fortalecer e dar mais impulso ao turismo de eventos, ecoturismo, aventura, gastronômico e turismo cultural.

Uma lei proposta pelo deputado Eduardo Mantoan institui a Semana do Turismo Rural no Calendário Turístico Oficial do Estado do Tocantins. A comemoração ocorrerá anualmente, na última semana do mês de setembro. “O fomento ao turismo rural se constitui numa alternativa de renda para o campo, contribuindo para estabilizar a economia local e a criação de negócios e empregos”, justificou o parlamentar.

O Tocantins agora tem o Dia Estadual do Vaqueiro, também inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Tocantins, e será comemorado anualmente em 29 de agosto. A lei de autoria do deputado Cleiton Cardoso e é uma forma de homenagear a classe dos vaqueiros, que ele classifica como “merecedores da gratidão, uma figura representativa da cultura brasileira, especialmente do interior do nosso Estado”, pontuou.

Mais incentivos

A deputada Cláudia Lélis propôs duas leis. Uma que inclui o Torneio de Pesca do Tucunaré e a outra lei insere as Cavalgadas, realizadas no município de Dianópolis. Já de autoria da deputada, Professora Janad Valcari, foi aprovada uma lei que institui a Rota Turística da Região Central do Estado do Tocantins. O roteiro turístico, histórico, cultural, religioso, gastronômico e ambiental, será composta pelos municípios de Porto Nacional, Palmas, Lajeado e Miracema.

O incentivo ao turismo também veio por meio de uma lei proposta pelo deputado Júnior Geo, que eleva o Distrito de Taquaruçu à Rota Estadual do Turismo ecológico, gastronômico, cultural e de aventura.

Duas leis aprovadas pela Aleto incentivam a prática de esportes.  O deputado Olyntho Neto aprovou uma lei que regulamenta as atividades de off-road no Estado do Tocantins, que são aquelas praticadas em estradas de terra com veículos como motocicletas, quadriciclos, triciclos e 4x4. “A lei cria mecanismos legais que garantem a segurança do tráfego, além de atrair investimentos, tanto do poder público, quanto do privado, sem contar que com a regulamentação do off-road, será possível estruturá-lo melhor, facilitando a vida de quem busca maior contato com a natureza por meio destas atividades esportivas”, destacou o deputado ressaltando que o esporte de aventura tem um importante valor turístico para o Estado.

O secretário do Turismo, Hercy Filho, avalia que a iniciativa mostra que o parlamento tocantinense está sintonizado com a importância do turismo para o Estado. “A Assembleia Legislativa é parceira da Secretaria do Turismo e do Governo do Estado e essas leis aprovadas na Casa vêm consolidar essas rotas no nosso calendário turístico”, ressaltou. Ainda conforme observou o Secretário, as leis aprovadas irão facilitar a captação de recursos e promoção dos destinos. “Parabenizamos mais uma vez a Assembleia Legislativa pela aprovação das matérias, caminho legal para fomentamos o turismo”, concluiu.

Leis foram aprovadas em plenário na quarta-feira, dia 29. Foto: Clayton Cristus/Aleto

Turismo Rural já é explorado no Bico do Papagaio, em Augustinópolis e Axixá. Foto: Adiel Ponte/Gov. TO