Educação

UFT ganha dois novos cursos de pós-graduação: um de mestrado e outro de doutorado

Foi aprovado o curso de Doutorado em Ciências Florestais e Ambientais, no Câmpus de Gurupi, e o Mestrado em Artes, no câmpus de Palmas.

Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Foto: João Pedro Póvoa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou dois novos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT): o Doutorado em Ciências Florestais e Ambientais e o Mestrado Profissional em Artes.

O Doutorado em Ciências Florestais e Ambientais, no Câmpus de Gurupi, tem como objetivo avançar pesquisas sobre conservação e manejo de recursos naturais, com foco em biomas como o Cerrado e a Amazônia. Este programa visa a formação de profissionais capacitados para atuar em áreas relacionadas a ecossistemas, biodiversidade e sustentabilidade.

Já o Mestrado Profissional em Artes, no Câmpus de Palmas, proposto pelo Curso de Licenciatura em Teatro, concentrará suas atividades em "Processos Criativos e Educacionais em Artes". O programa integrará pesquisas em criação artística, ensino e gestão cultural, abrangendo as linguagens de Teatro, Música, Dança e Artes Visuais. O corpo docente será composto por professores doutores dos câmpus de Palmas e Miracema, com o intuito de capacitar profissionais para diferentes contextos socioculturais e educativos.

Esses novos programas reafirmam o compromisso da UFT com a produção de conhecimento de excelência e a qualificação de profissionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, cultural e social.