Da esquerda para direita: Dr. Wagner Silva (UFT), Dr. Maged Elgebaly (Coodenador), Dr. Abdel Kader Mohammed (Reitor), Profª. Hérica Pinheiro (UNEMAT), Profª. Samira Orra (Coordenadora Acadêmica) e Profª Maria Elaine (doutoranda da UFT).

O reitor da Universidade de Aswan Prof. Dr. Abdel Kader Mohammed deu esta semana as boas-vindas ao Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva da Universidade Federal de Tocantins. O professor brasileiro começou a ministrar aulas de português para graduação na Universidade de Aswan neste ano letivo 2016/2017, como parte de sua pesquisa do pós-doutorado e de uma parceria entre a instituição de ensino tocantinense e a egípcia.

O professor da Universidade Federal de Tocantins desembarcou no mês de outubro na cidade egípcia de Aswan para colocar em prática seu projeto de pós-doutorado, supervisionado pelo Prof. Dr. Maged Elgebaly, coordenador do Departamento de Língua Portuguesa na Universidade de Aswan.

O tema de estudo do professor brasileiro são as práticas de letramento no ensino de português para egípcios. A interação interinstitucional foi iniciada a partir de um edital da Universidade de Aswan, procurando professores especialistas no ensino da Língua Portuguesa.

Nessa edital, Wagner Silva viu a possibilidade de fazer sua pesquisa de campo e desenvolver uma parceria com a instituição egípcia. O Prof. Maged esteve na Universidade Federal de Tocantins, ministrando palestras sobre literatura da imigração árabe no norte do Brasil e interculturalidade árabe-brasileira. Na ocasião, o professor egípcio se encontrou com a Reitora da UFT, Profa. Dra. Isabel Auler, e com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, Prof. Dr. Raphael Pimenta. As duas universidades estão trabalhando num acordo de cooperação para o fortalecimento das atividades acadêmicas interinstitucionais.

As aulas começaram no dia 11 de outubro e são vinculadas ao Departamento de Língua Portuguesa da universidade. Junto com o Prof. Wagner Silva, chegou a Profa. Maria Elaine Mendes, aluna do Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura (UFT/Câmpus de Araguaína), que está desenvolvendo sua pesquisa de doutorado junto aos alunos egípcios.

Vale a pena mencionar que a Universidade de Aswan criou o primeiro curso de graduação em língua portuguesa e suas letras nos países árabes e nos países africanos não falantes de língua portuguesa com iniciativa do Prof. Maged Elgebaly e da Profª. Samira Ahmad Orra.

O Departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Aswan, ao qual o Prof. Wagner Silva está ligado, utiliza o projeto pedagógico baseado na perspectiva libertária do educador brasileiro Paulo Freire. Para o ensino são adaptados métodos e manuais de português para estrangeiros, segundo as necessidades das turmas.

De acordo com o Prof. Wagner Silva, os professores do Departamento de Língua Portuguesa desenvolvem uma metodologia intercultural. Sendo o ensino em uma cidade turística do Egito, as didáticas sempre vêm acompanhadas com atividades de campo nos locais de atração do turismo brasileiro.