
A uma semana para o evento, restam poucas vagas para o II Fórum de Enfrentamento à Violência de Gênero – Por Vozes Livres e Vidas sem Violência, realizado pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Mulher.
O evento pretende ampliar o trabalho de promoção da igualdade de gênero, discutindo oportunidades e políticas públicas que visem a proteção da mulher e o empoderamento feminino em Araguaína. O Fórum tem vagas limitadas, com capacidade para 300 participantes e será realizado na próxima quarta-feira, dia 30 de abril, das 13h30 às 18h, no auditório do Fórum de Araguaína, localizado à Avenida Filadélfia, n° 3650, Jardim Santa Helena.
Entre as principais participações no evento, está a advogada Stella Bueno, especialista em Direitos da Mulher e vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher.
“Este fórum desempenha um papel crucial na desconstrução de normas culturais e sociais. Falar sobre os direitos da mulher é fundamental para sensibilizar a sociedade e promover mudanças significativas nas atitudes e comportamentos da sociedade. Parabenizo à Secretaria da Mulher de Araguaína pelo esforço empenhado na promoção de ações tão relevantes para a sociedade e agradeço pela oportunidade de contribuir com os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Araguaína”, comentou a palestrante Stella Bueno.
As inscrições são gratuitas e abertas para toda a comunidade, feitas exclusivamente online, pelo link: https://forms.gle/
Troca de ideias
Além da palestra principal, o II Fórum de Enfrentamento à Violência de Gênero de Araguaína também irá contar com apresentação cultural, seguida de um ato simbólico com a Rede de Proteção à Mulher de Araguaína e uma roda de conversa com mulheres representantes de diversos segmentos sociais, mediada pela anfitriã do evento, a secretária da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva, e pela juíza de direito Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
Secretaria da Mulher de Araguaína
Criada no final de 2023, a Secretaria da Mulher de Araguaína (SEMUL) realizou, em 2024, 11.232 atendimentos por meio de diversos projetos e ações voltados para a segurança, saúde, autoestima e conscientização.
Destacam-se a campanha do Banco Vermelho, com 5.191 atendimentos entre palestras e distribuição de material educativo, e o projeto Maria da Penha na Escola, com 3.429 atendimentos. Ao todo, foram onze iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, consolidando a atuação da secretaria em prol das mulheres de Araguaína.
Em fevereiro deste ano, a SEMUL inaugurou um espaço de acolhimento, com atendimento jurídico e psicológico a mulheres em situação de vulnerabilidade, encaminhadas pela Justiça. Em março, a pasta firmou parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para ofertar cursos profissionalizantes gratuitos, por meio do programa federal Mulheres Mil.