UPA Corona terá 15 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19.
Foto: Ilustrativa

Construída anda na gestão Valuar, mas sem funcionar, a UPA da Vila Norte receberá 15 leitos exclusivos para pacientes com covid-19.  A readequação, a instalação de equipamentos e toda a estrutura estão em andamento e serão concluídos no prazo de 12 dias.

A informação foi repassada pelo superintendente de projetos do ISAC, Alberto Aguiar Santos Neto, durante reunião online na noite desta sexta-feira (7) para discutir medidas de combate à covid-19. A Organização Social (OS) fez parceria de R$ 5,1 milhões para desenvolver ações de enfrentamento ao coronavírus, em Araguaína.

Até o dia 18 [de maio], ou seja, daqui 12 dias, ela vai tá totalmente equipada, reformada e já dimensionada com toda a equipe pronta para assumir 15 leitos, para casos leves e moderados. Com possibilidade, claro, de expandir caso seja necessário. (...) E abastecida para iniciar suporte aos hospitais que são de referência. Assegurou.

O superintende da OS disse ainda que o Hospital Municipal de Araguaína tem dois leitos de UTI, com respiradores, e outros quatro leitos clínicos para Covid-19. Já na UPA do setor Araguaína Sul há sete leitos, sendo seis clínicos e um para pacientes graves, destinados para tal finalidade. Ao somar tudo, são 28 leitos nos hospitais municípios, incluindo a UPA Corona.

UPA da Vila Norte

 A UPA da Vila Norte foi concluída no final de 2011, mas quase 9 anos depois, nenhum paciente passou por lá.  O funcionamento do local é cobrado pela população e já foi alvo de inquérito de órgãos de fiscalização, como o Munistério Público Estadual, em 2014. A prefeitura no entanto, alegou na época que o repasse do governo federal era insuficiente para manter os serviços na unidade.