“Atendimento muito bom e super-rápido. O pessoal é muito gentil e os médicos são atenciosos, todos estão de parabéns”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
Em 2024, a UPA de Araguaína realizou 101.519 atendimentos, como Clínica Médica, Telemedicina e Pediatria, e realizou 120.021 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), entre exames laboratoriais, de raio-x e eletrocardiogramas.
O resultado representa um aumento de 20,12% no número de atendimentos em relação ao ano de 2023, que encerrou com 84.514 atendimentos realizados. E também é superior se comparado com o total de SADT no mesmo período, com 110.139 exames realizados.
“O ano de 2024 foi um período de crescimento e aprendizado contínuo para toda a equipe”, destaca Marlene Costa de Sousa, diretora administrativa da UPA de Araguaína. “Enfrentamos desafios importantes e conseguimos avanços significativos em áreas prioritárias. A integração entre as equipes foi essencial para garantir agilidade e segurança nos atendimentos”, complementa.
Além da UPA de Araguaína, o ISAC também gerencia o Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Ambulatório Municipal de Especialidades (AME), e, juntas, estas três unidades somaram 72.335 atendimentos realizados de janeiro a dezembro de 2024.
Prêmio de Enfermagem
Ter o trabalho reconhecido é um mérito e motivo de orgulho para todo profissional e instituição. E em maio de 2024, este reconhecimento veio em dobro.
Idealizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), o Prêmio de Enfermagem Magdalena Akemi busca reconhecer os profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares que se dedicam à prática da Enfermagem com ética, técnica, responsabilidade social, cultural, científica e humana.
Na 3ª edição da premiação, celebrada na capital tocantinense, Aricelia Silva, coordenadora de Enfermagem da UPA de Araguaína, e a enfermeira Dayana Barbosa Soares foram reconhecidas, respectivamente, nas categorias “Gestão” e “Assistência de Enfermagem”.
E ainda, no mês de dezembro, durante a Convenção ISAC 2024, o pronto atendimento foi o vencedor da categoria “Unidade com Melhor Avaliação do Corpo Clínico”, reconhecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido e pelo compromisso com um atendimento humanizado, seguro e de qualidade oferecido à população.
Melhorias e investimentos
Durante o ano, foram realizados 423 treinamentos, totalizando 731 horas de capacitação. Entre os principais temas abordados estão as práticas assistenciais, segurança do paciente, com foco na prevenção de eventos adversos e melhoria da assistência e protocolos atualizados, além de treinamentos voltados para a resiliência e adaptação diante da alta demanda e complexidade dos atendimentos.
Em melhorias estruturais e investimentos, destaque para a aquisição da segunda ambulância da unidade, o que aumentou a capacidade de transporte de pacientes críticos, e a reforma da sala multiprofissional, que promoveu maior integração entre as equipes.
Já para 2025, está prevista a implementação de projetos como o novo layout para identificação de pacientes, reforma do estacionamento, retomada do Grupo de Trabalho Humanizado, ampliação e qualificação dos programas de treinamento e reformas pontuais para manter a unidade funcional e acolhedora.
Telemedicina e novos projetos
O ano de 2024 também foi marcado pela implementação da Telemedicina, facilitando o acesso ao atendimento especializado, e do Time de Resposta Rápida (TRR), aumentando a segurança e a eficácia nas emergências clínicas.
Além disso, a introdução do médico horizontal, também chamado de médico diarista ou de rotina, que atua por 12 horas, trouxe maior continuidade no acompanhamento dos pacientes, melhorando a resolutividade dos atendimentos.
“Para o ano de 2025, pretendemos dar continuidade a essas melhorias, com mais capacitações e inovações. E entre as nossas principais metas está a manutenção do selo de acreditação internacional da Qmentum, o que reforçará o compromisso com a excelência em qualidade e segurança no atendimento”, revela Marlene.