UPA do Araguaína Sul pode ficar comprometida. 

O índice de satisfação de pacientes da UPA de Araguaína é de 95%, conforme relatório do Instituto Saúde e Cidadania- ISAC apresentado na Câmara de Araguaína na tarde desta terça-feira, 10. Durante mais de duas horas, os diretores da Organização Social (OS) apresentaram os dados e responderam questionamentos dos vereadores.

Após críticas de vereadores sobre a demora do atendimento na UPA, a  diretora do ISAC, Dulce Meire, afirmou que se foca muito no que é negativo.

Argumentou que em 2019 a Unidade atendeu quase 100 mil pacientes e  90 mil casos foram resolvidos. Os outros 10% foram colocados em observações e destes, 5% transferidos para unidades como o Hospital Municipal de Araguaína (HMA), Hospital Regional (HRA) ou Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT).

É natural focar naquilo que é o negativo e não ressaltar naquilo que é positivo. A gente tem que ter esse olhar do objetivo da Unidade que é cumprido. Então são 90 mil pessoas que tiveram suas situações de urgência e emergência solucionadas [na UPA]. Disse Dulce, enfatizando o índice de satisfação. 

São menos de 5% desse volume de atendimento que se coloca na condição de insatisfação por alguma situação. Frisou, argumentando que o objetivo é chegar à 100%. “Esse é o nosso objetivo. É o que a gente persegue diuturnamente, que é trabalhar 100% com a satisfação dos nossos usuários.”

Em relação a origem dos pacientes, o relatório aponta que 95% são de Araguaína e apenas 5% são de outros municípios. Em média 70% dos atendimentos ocorrem durante o dia e 30% à noite.

Sobre a demora no atendimento, o ISAC informou que está dentro do estabelecido pelo Ministério da Saúde.