Valderez ? Primeira coisa é investir no cidadão, investir em geração de emprego e renda, ter um trabalho em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, e trabalhar para que nós tenhamos essa segurança. Mas trabalhar segurança é cuidar de um povo. Eu criei um projeto para fazermos a Guarda Municipal ainda em 2000, para começar em 2001. Não tive a parceria do governo do Estado, portanto tive a negativa, por isso eu não pude fazer. Porque você tem que ter recurso do Estado e da União. E a segurança, é o Ministério da Segurança que passa o recurso, mas agora eu já tenho a segurança do governo do estado que vai apoiar, que vai ter a parceria com o município, e tenho do governo federal através do Lázaro Botelho, do deputado César Halum e deputada Dulce Miranda. Então nós teremos a nossa guarda municipal. (...) Nós vamos evadir a criminalidade e pra que isso aconteça é preciso que nós trabalhemos juntos: o governo do estado e a União e a sociedade organizada. Nós não precisamos só de polícia, só de soldados, nem de viaturas. Nós precisamos é de gente. Nós precisamos é de amor. Então nós queremos investir, fazer segurança, ruas cuidadas, iluminação em todos os lugares. Então eu quero fazer minha cidade segura como ela foi um dia.
5. AN ? Em seu plano de governo prevê o restabelecimento do tempo integral nas creches. Como que isso pode ser feito para atender a demanda sem fechar vagas?Valderez ? Creche de tempo integral é verdadeiramente ajudar as trabalhadoras, as mães trabalhadoras, os pais também. Eu que implantei creches como educação infantil em Araguaína. Iniciei isso, protagonizei isso. Nós temos as nossas creches junto com a Escola Campeã. Então nós vamos ter a creche de tempo integral com uma novidade: apresentei o meu plano, vamos fazer uns três núcleos na cidade para acolher as crianças em período noturno. Por quê? Para atender e ajudar aquelas mães que trabalham à noite ou que passaram da hora de vim trabalhar e que estudam. Precisam se formarem, precisam de estudo, e elas não podem estudar porque não tem quem fique com seus filhos até 10, 11 horas da noite. A prefeitura também vai acolhê-las.
6. AN - O seu plano de governo defende políticas públicas voltadas para as mulheres. Se eleita, o que a mulher araguainense pode esperar de seus projetos?Valderez ? A mulher hoje no Brasil é contemplada com muitas políticas públicas. Na área federal eu sou a presidente do PP mulher no Estado, sou a presidente da Comissão da Mulher e vejo que tem muitas políticas. Inclusive tem projetos de leis meu pra acolher, pra prorrogar o período de licença maternidade das mães adotivas, das mães biológicas, mulher podendo amamentar em qualquer lugar e ser punido qualquer estabelecimento que não permitir. A educação para a voz. Muitas professoras estão afastadas do seu cargo, porque ela não tem sequer uma orientação de voz. A orientação para a gravidez precoce, que ela tenha todas as vacinações, que a menina e tenha as vacinações pertinentes à saúde da mulher ? e os meninos também se cuidem ? não é só a mulher, mas a mulher, principalmente. (...) Então eu vou fazer com que as mulheres saibam que a saúde, a educação, o social, que a defesa, que a segurança, que tudo aquilo que é voltado para a mulher terá um tratamento especial na nossa gestão.
7. AN ? Em relação a mobilidade urbana, qual seu projeto para melhorar essa área?Valderez ? Nós vamos fazer com que as linhas de ônibus tenham respeito, que tenham os pontos de ônibus em todos os lugares, que não falte ônibus, que não encavale ônibus uns em cima dos outros como tá acontecendo aí... Não é assim. Nós temos que fazer um planejamento, eu quero humanizar as calçadas de Araguaína, todas, em todos os bairros simultaneamente, concomitantemente, fazendo com que nós tenhamos uma parceria. No que for possível o município vai investir, mas eu vou conseguir no Ministério para Mobilidade Urbana, é fazer com que todas as pessoas possam andar: os cadeirantes, os carrinhos de bebê, as pessoas passeando ou falando ao celular, tendo segurança. Nós não vamos ter apenas esses pardais. Nós vamos ter monitoramento, as lombadas eletrônicas para não punir o contribuinte e fazer com que as pessoas tenham todas as sinalizações vertical e horizontal. Vamos voltar os nossos viveiros, e colocar aí uma cidade urbanizada, com mobilidade urbana, uma cidade bonita como eu deixei.
Considerações finaisValderez ? Eu agradeço. Infelizmente o tempo não foi suficiente, mas deixo aqui o meu carinho, o meu pedido de voto também, porque nós estamos em campanha política. Aos leitores quero pedir que sejam nossos eleitores que nos voltemos a nossa prefeitura para cuidar da nossa gente.