Política

Valderez solicita ao Estado implantação do Banco de Olhos em Araguaína

O requerimento foi apresentado no plenário da Casa de Leis do Estado, e solicita ao Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Saúde - SES.

Deputada apresentou requerimento na sessão ordinária da última quarta-feira (20).
Foto: Divulgação

 deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) solicitou ao Governo do Estado, por meio de requerimento apresentado na sessão ordinária da última quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), à implantação do Banco de Olhos (BOTO), no Hospital Regional de Araguaína – HRA.

De acordo com a parlamentar, a implantação do BOTO em Araguaína é de fundamental importância, sendo Araguaína uma das mais importantes cidades do Estado, e uma das mais importantes da região, atendendo não só o Tocantins, mas Estados como o Maranhão e o Pará. Desta forma, o centro otimizará ao máximo a captação dos tecidos oculares para transplante dentro da instituição do HGA.

O requerimento foi apresentado no plenário da Casa de Leis do Estado, e solicita pedido ao Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Saúde – SES.

“Nós encaminhamos essa demanda ao Governador Wanderlei Barbosa, por entender que realmente há a necessidade de termos em Araguaína o Banco de Olhos. Isso, em consideração à importância da captação de tecidos oculares para atender uma grande demanda na região e do país. A implantação do BOTO trará esperança aos pacientes que buscam na unidade por transplantes”, disse.

Para a parlamentar, nenhuma justificativa é maior que a felicidade de uma pessoa que volta a enxergar. “Minha proposta, ao apresentar esse requerimento aqui na Assembleia, é proporcionar melhor qualidade de vida aos tocantinenses e pacientes, não somente daqui, mas de todas as outras regiões que buscam o Estado como uma referência na área. Aproveitamos a oportunidade para sensibilizar a população e as famílias sobre a importância da doação, um gesto nobre, que pode fazer a diferença na vida de outra pessoa”, pontuou.