Ela recuperou a saúde, conquistou a forma física e a qualidade de vida, além de ter resgatado a autoestima. Cristiane Rodrigues de Freitas, de 29 anos, é a vencedora do 3º Miss Bariátrica Tocantins, realizado na noite dessa quinta-feira, 20, pela equipe do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), no Palmas Shopping.

Cristiane mora em Palmas, é solteira e tem uma filha. Ela conta que passou pela cirurgia há um ano e sete meses e que, desde então, perdeu 40 kg. "Eu pesava 96 kg e atualmente estou com 56 kg. Essa cirurgia, para mim, foi a realização de um sonho, representa saúde e principalmente vida, mudou minha relação com familiares e amigos. Foi uma das melhores coisas que já fiz por mim. Ganhar esse concurso só confirma que tomei a decisão certa e me dá força para continuar lutando, porque não é fácil passar por tudo isso", disse.

Segundo o coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Jorge Zeve, o cirurgião tem um papel importante, mas não é só ele, já que o tratamento tem que ser feito por uma equipe multidisciplinar, que é fundamental para o resultado. "Gostaria de parabenizar o empenho delas, pois sem a dedicação não seria possível. Com certeza já são vencedoras por terem chegado até aqui. Elas curaram doenças, o que é o principal foco da cirurgia, tratar a obesidade, a diabetes e a hipertensão", disse.

Para Renata Duran, do Hospital Geral de Palmas, o serviço tem uma relevância não só física, mas psíquica para o paciente. "É um paciente que, às vezes, sai da depressão para restabelecer uma nova proposta de vid. Para isso, existe uma equipe especializada, preparada e capacitada para dar todo apoio, orientação e informação, como nutricionistas, psicólogos e os cirurgiões, que acompanham o processo pré e pós-cirúrgico", destacou.

A superintendente do Palmas Shopping, Elmecy Duarte, parceira do evento, vê o concurso de forma positiva. "Nós percebemos que é um incentivo, uma motivação para que elas tenham uma vida mais feliz. Eram mulheres que não tinham uma vida social, e nós abrimos nossas portas para esse desfile para que elas se sintam bem, bonitas e autoconfiantes. Espero que ano que vem aconteça aqui novamente," disse.

Vencedoras

Tâmara Cardoso ganhou como Primeira Princesa, ela é de Palmas, solteira, tem 33 anos e fez a cirurgia há um ano. Ela pesava 165 kg e atualmente está com 93 kg. "É muito gratificante participar desse concurso. Só tenho que agradecer a todos que me apoiaram."

Ingrid Daniele, eleita Segunda Princesa, é de Guaraí, casada, 30 anos, e fez a cirurgia há um ano e dois meses. "Eu pesava 122 kg e, hoje, estou com 71 kg. Não tem preço que pague você poder entrar numa loja e encontrar roupa que te sirva. Muito feliz com mais essa conquista", reforçou.

Paula Ramos ganhou como Miss Simpatia. Moradora de Gurupi, ela tem 29 anos, casada e tem dois filhos. "Eu pesava 106 kg e hoje estou com 70 kg. É um momento único, tenho apenas seis meses de operada e consigo ver notoriamente as mudanças. A vida da gente é transformada após a cirurgia. Fico muito feliz em ter sido eleita Miss Simpatia, é um privilégio ter participado".

Premiação

Foram premiadas a Miss Bariátrica; a Primeira e a Segunda Princesas; e a Miss Simpatia. Os prêmios são vouchers de academias, bicicletas, tratamentos estéticos, produtos de beleza, transformação de visual, kits de maquiagens, celular, tablets e secadores de cabelos.

São parceiros do evento o Gastrocentro e o Palmas Shopping.