Influenciado pelo cenário econômico nacional – baixo crescimento, endividamento da população, perda de poder aquisitivo, alta do dólar, entre outros – o comércio de Araguaína oscilou entre bons índices de crescimento e certa estagnação nas vendas durante o período das festas de fim de ano em 2014. Mas um levantamento feito pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA com algumas empresas associadas – separadas por segmento de atuação – revelou que o Natal foi positivo para a maioria dos setores.

O presidente da associação, Manoel de Assis Silva, lembra que a campanha de Natal, “Quem Ama Araguaína Compra Aqui”, foi fundamental para que o comércio alcançasse bons índices. “Tivemos uma adesão excelente dos empresários e uma resposta à altura dos consumidores. Este tipo de iniciativa é importante para alavancar as vendas, que já são boas no fim de ano”.

Manoel também reforça que é preciso ter em mente que o momento da economia é instável e com muitas dúvidas. Contudo, os desafios são fundamentais para que o comerciante possa se reinventar e superar os limites. “É tempo de avaliar custos, mas sem que isso afete a sua qualidade e a sua capacidade de atração de clientes. É tempo de encontrar novas fontes de receita e de potencializar seus resultados, de estudar, de qualificar-se e qualificar a sua equipe, de avançar no atendimento. O momento pode ser uma passageira crise ou uma importante oportunidade”, afirma o presidente.

Segmentos

A ACIARA fez a pesquisa com comerciantes dos segmentos de brinquedos, roupas e calçados populares e sofisticados, móveis e eletrodomésticos, perfumaria, materiais para construção, supermercados e utilidades. Segue abaixo o parecer dos pesquisados:

Brinquedos

As três lojas pesquisadas apontaram resultados positivos nas vendas com relação ao ano passado. O número de clientes aumentou, contudo o valor médio de compra caiu. O crescimento ficou na ordem de 7%.

Roupas e calçados populares

O levantamento foi realizado com quatro lojas: três informaram índices insatisfatórios de vendas e uma vendeu mais que o ano passado, registrando um crescimento de 15%.

Roupas e calçados sofisticados

As duas lojas consultadas apresentaram vendas bem acima da média, de 20% a 30% a mais que em 2013.

Móveis e eletrodomésticos

As duas lojas pesquisadas revelaram aumento no número de clientes e crescimento médio de 23% nas vendas.

Perfumaria

Três lojas foram pesquisadas: duas indicaram crescimento (20% e 6,5%), já a outra apontou uma queda de 30% no volume de vendas.

Materiais para construção

A pesquisa abrangeu 13 lojas. Sete delas consideraram o período extremamente positivo e seis consideraram o período estável ou insatisfatório. Das lojas que apontaram crescimento, três chamaram muita atenção pelo expressivo resultado com relação às vendas de 2013: uma apontou que cresceu 80%, outra 100% e uma madeireira afirmou que aumentou suas vendas em 210%.

Supermercados

Foram pesquisadas quatro lojas. Três delas melhoraram os resultados com relação a 2013 e uma considerou as vendas estáveis.

Utilidades

Das duas lojas consultadas, uma considerou o resultado das vendas inferior a 2013 e outra apontou crescimento no número de clientes, mas com um saldo econômico igual ao ano passado.

SPC

No fim de dezembro, o Sistema de Proteção ao Crédito – SPC divulgou dados acerca do comportamento dos consumidores de Araguaína quanto às dívidas com o comércio. Em relação ao mês anterior (novembro), houve um aumento no número de cancelamentos de registros na ordem de 32,19%, número bastante expressivo, segundo o diretor de SPC da ACIARA, Alberto Luna. “Mais de três mil clientes quitaram suas dívidas para conseguir mais crédito para as compras de fim de ano ou para entrar 2015 com o nome limpo”. Contudo, com relação a dezembro de 2013, houve uma pequena redução, na ordem de 3,32%, no número de cancelamentos.