A Câmara de Araguaína aprovou nesta segunda-feira (15) uma moção de pesar pela morte do sargento Jandres Alves Bezerra, ocorrida no último dia 12. Na oportunidade o autor da propositura, vereador Soldado Alcivan (PP), fez críticas ao "desmonte da PM", citou o "clamor" da sociedade por segurança e culpou o Governador por todo o "sangue derramado" na cidade.

De início, o vereador, que é também é militar, relembrou as virtudes do "irmão de farda".  "Homem íntegro, honesto, trabalhador e abnegado a este sacerdócio de servir e proteger a sociedade. Nasceu para ser Policial. E morreu de cabeça erguida combatendo a criminalidade. Honrando o juramento que fez de defender a sociedade com o sacrifício da própria vida". Destacou Alcivan.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para escancarar os números da violência e criminalidade em Araguaína. Segundo dados apresentados pelo vereador, no ano de 2016 a polícia registrou 87 homicídios em Araguaína e 1.175 roubos a pessoas. Além de sete estupros. Já nos primeiros quatro meses de 2017, já foram registrados 40 homicídios.  "Infelizmente a sensação de insegurança há muito está instalada em nossa em nossa sociedade". Enfatizou Alcivan.

Ele ainda frisou que enquanto a criminalidade aumenta, o efetivo da PM em Araguaína faz o caminho inverso.  "Pasmem, senhores! Nós temo hoje [no 2º BPM] um efetivo para apenas quatro ou cinco viaturas. Salvo engano é o que se tem para o serviço preventivo de Rádio Patrulha."

Alcivan ainda recordou da época dos Portais de Segurança nas saídas/entradas de Araguaína. Cada um deles tinha uma viatura e PMs para atender as ocorrências na proximidades. Na época, segundo o vereador, Araguaína contava com ao menos 12 viaturas. "Todo esse sistema de segurança foi desmontado em razão da redução do efetivo.  (...) Enquanto isso, a população sofre com a violência".

O vereador destacou que é Marcelo Miranda (PMDB) que "tem a caneta na mão". Cobrou uma solução e culpou o governador pelo "sangue derramado" das vítimas da violência. "Quero aqui conclamar ao senhor Governador. Quantas mães ainda vão chorar aos seus filhos mortos? Quantos filhos ficarão órfãos? Quantas famílias serão destruídas por falta de segurança? A responsabilidade é de vossa Excelência, senhor Governador, por todo o sangue derramado! Cadê o concurso [da PM] anunciado há mais de dois anos?  (....) A nossa sociedade clama por providência. Finalizo aqui senhor, de coração partido" declarou.

Em seguida, o vereador Divino Bathânia lembrou que a PM ?apenas enxuga gelo?, pois prende e a Justiça solta. Ressaltou que um dos suspeitos (já morto pela PM) de matar o militar já havia sido preso ao menos duas vezes, mas foi beneficiado com progressão de pena.

Já Terciliano Gomes ponderou que os antecessores de Marcelo (Avelino, Siqueira, Gaguim e Sandoval) também são responsáveis pela situação crítica da segurança no Estado.  E Ferreirinha pontuou que o Estado já fez o remanejamento do recurso para a realização do concurso da PM. Todos estes se solidarizaram com a família do policial militar morto.