Fernando Almeida

Logo mais às 14h desta terça-feira, 03, os vereadores de Araguaína retornam oficialmente ao trabalho e já entram em confronto direto com o prefeito Ronaldo Dimas (PR).  No começo dos trabalhos este ano, os parlamentares vão apreciar quatro vetos do Executivo. Eles já estão em análise nas comissões. 

Entre os vetos a serem apreciados está o que derrubou 21 emendas individuais dos vereadores de Araguaína. Oito delas destinavam 318 mil reais de recursos da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer para atender ao público evangélico e católico da cidade.

Também será apreciado pelo parlamento o veto de Ronaldo Dimas que impediu a criação da Emenda Parlamentar Impositiva em Araguaína.  Por meio do veto, Dimas tirou poder dos vereadores de indicar R$ 4,5 milhões em obras e os enfraqueceu nas bases e/ou redutos eleitorais. A apreciação da matéria pode soar como uma espécie de revanche dos parlamentares com o Executivo e derrubar o veto.

A Câmara pode acatar o veto de Dimas ou derrubá-lo. Mas como a votação é aberta, os vereadores se expõem à uma espécie  de encruzilhada: ter a possibilidade de indicar 4,5 milhões em obras nos seus redutos eleitorais ou seguir a legalidade indicada no Parecer Jurídico do Município. 

Além dos vetos, está em pauta na primeira sessão de 2015(clique aqui), Projetos de Leis, Requerimentos, Moções de Pesar e Aplauso e Indicações.

Leia+

» Dimas veta Emenda Parlamentar e tira dos vereadores o poder de direcionar 4,5 milhões em obras 

» Dimas veta Emendas Parlamentares com recursos para o Arrarai, Dia da Bíblia e Marcha pra Jesus